Um estudo realizado pela rede de refeições Giraffas lança luz sobre os hábitos alimentares dos brasileiros na praça de alimentação em 2023. Baseado em uma amostragem significativa de mais de 70 mil consumidores diários da rede – totalizando 25 milhões em 2023 – o levantamento oferece insights sobre as tendências, preferências e comportamentos alimentares do País.
O estudo destaca que a carne vermelha representa 51,7% do consumo de proteínas animais em pratos e sanduíches, enquanto o frango ocupa uma fatia significativa de 39,16%. Carne suína e peixe representam 6,5% e 1,77%, respectivamente.
Os dados por tipo de proteína revelam que dos 26 estados brasileiros, apenas dois têm um consumo mais acentuado da proteína do frango em pratos e sanduíches. São eles: Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Lanches com hambúrguer de carne são mais consumidos nos estados do Acre, Tocantins e Mato Grosso.
O comportamento de consumo de bebidas junto das refeições também apresenta padrões regionais distintos, com o Sul liderando o consumo de bebidas alcoólicas, seguido pelo Nordeste e Sudeste. Outro dado interessante é o crescimento do compartilhamento de pratos e lanches entre os consumidores do Giraffas especialmente nas regiões Norte, Sul e Sudeste. Ao todo, 10% das vendas da rede, hoje, são de refeições compartilhadas.
Aumento do ticket
Os dados sobre o aumento do ticket médio ao longo dos anos indicam uma mudança nos padrões de consumo, refletindo uma tendência de gasto maior por visita na Praça de Alimentação. O ticket médio em janeiro de 2024 foi de R$47,22, representando um aumento de R$11 nos últimos 4 anos, que pode ser atribuído à inflação e também às refeições compartilhadas.
A preferência por sobremesas também merece atenção, com a casquinha liderando as vendas e representando mais de 50% do faturamento de sobremesas da Rede Giraffas em 2023. Em termos de bebidas, o refrigerante continua a ser a escolha dominante, em quase 70% dos pedidos, seguido de suco (15%) e água (12%). Cerveja e chá representam 4,5% e 0,8%, respectivamente.
“A divulgação desses dados é um marco para o Giraffas e para o mercado de alimentação. Estamos oferecendo um verdadeiro raio-x dos hábitos alimentares dos nossos consumidores, algo inédito até então”, ressalta Carlos Guerra, fundador e CEO da rede Giraffas. “Esse lançamento não será pontual. Estamos comprometidos em realizar essa análise com frequência para acompanhar as mudanças e tendências do mercado“.
Com informações de Mercado&Food
Imagem: Reprodução