Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Varejo

IDV: volta de imposto para compras internacionais é passo na busca por isonomia

A Câmara dos Deputados aprovou a cobrança de uma taxa para produtos que custam até US$ 50, que estão isentos

  • de Redação
  • 12 meses atrás
IDV: volta de imposto para compras internacionais é passo na "busca por isonomia"

A aprovação, pela Câmara dos Deputados, da volta do Imposto de Importação nas remessas do exterior de bens de até US$ 50 é um “passo fundamental no debate sobre a necessária busca de isonomia tributária entre o que é produzido e vendido no Brasil e o vindo do exterior”, diz o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

O instituto, que tem mais de 70 associados, considera que a aprovação, por si só, não é “suficiente”. “A alíquota de 20% para compras até US$ 50 e a redução imposta na taxação para compras acima desse valor foram um movimento necessário em busca da igualdade completa, uma vez que a tributação das empresas nacionais supera os 80%”, diz o IDV em comunicado.

O instituto destaca que, enquanto vários países estão impondo barreiras de proteção contra a competição predatória dos países asiáticos, o Brasil está “meramente buscando isonomia tributária para garantir um ambiente minimamente saudável de competição”.

Diferentemente do que argumentam as plataformas asiáticas, que dizem que a decisão contraria a opinião dos brasileiros, para o IDV a volta do imposto é, na verdade, uma “vitória” para os consumidores, porque eles não terão reduzida a oferta de produtos brasileiros, que, por conta da competição, estão mais escassos.

“Ao longo dos debates, foram desconstruídas várias inverdades disseminadas pelas plataformas estrangeiras. Além de permanecer a luta pela igualdade completa, há outros temas que o Brasil e suas autoridades têm de tratar e resolver, com urgência, como as questões regulatória e de conformidade, já que o varejo e a indústria nacionais têm os seus produtos fiscalizados e cumprem rigorosamente as normas de conformidade”, complementa a nota do IDV.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: AliExpressBrasilCâmaraCâmara dos DeputadosclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceEconomiaempresasIDVimportadosInstituto para Desenvolvimento do Varejoinvestimentomarcasmercadomercado&consumonegóciosonlineprodutosSheinShopeetaxaçãotecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

de Redação 20 de maio de 2025

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

de Redação 20 de maio de 2025

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

de Redação 20 de maio de 2025

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

de Aiana Freitas 20 de maio de 2025

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

de Redação 20 de maio de 2025

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

de Redação 20 de maio de 2025

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

de Redação 20 de maio de 2025

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

de Redação 20 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile