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Festival de Compras 6/18 do Alibaba registra recorde de vendas

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Festival Alibaba

O Alibaba Group concluiu seu maior Festival de Compras semestral de 18 de junho (ou 6/18, na forma anglo-saxônica de escrever a data, começando pelo mês e depois o dia), estabelecendo novos recordes em todas as categorias, informou a empresa na sexta-feira.

A participação da marca neste ano aumentou no que foi o maior evento de vendas desde o surgimento da Covid-19, com o número de marcas Tmall quase dobrando em relação ao ano passado. As pequenas e médias empresas do Taobao Marketplace da Alibaba também receberam um bilhão de pedidos a mais durante a campanha deste ano.

Indo além do uso da plataforma de comércio eletrônico para vender produtos, as marcas em todo o mundo fizeram uso da crescente variedade de ferramentas de engajamento digital da Tmall – desde filtros de transmissão ao vivo e de realidade aumentada para testar cabelos e maquiagem até jogos de marca e tecnologias de compras em 3D – para se reconectar com consumidores e gerar crescimento após a pandemia. O Taobao Live, canal dedicado de transmissão ao vivo do Alibaba, viu o número geral de sessões aumentar 123% ano a ano. A plataforma havia contribuído com RMB 5,1 bilhões (US$ 721 milhões) em vendas apenas no dia da abertura.

O GMV – definido como o valor total dos pedidos liquidados por meio da Alipay na Tmall Global – de produtos importados vendidos na plataforma durante o 6/18 aumentou 43% em relação ao ano passado, enquanto houve o dobro do número de transações envolvendo mercadorias enviadas por meio do seu Tmall Overseas Programa de atendimento – uma iniciativa que permite que as marcas armazenem seus produtos em um armazém TOF dedicado à venda na plataforma, tornando-o um método de baixo risco para testar as águas no mercado da China antes de fazer uma entrada completa.

A Alibaba recentemente ajudou uma fabricante de absorventes higiênicos a aproveitar as ideias de seu ecossistema para desenvolver novas máscaras faciais para atender à demanda do mercado. Após uma hora de transmissão ao vivo no 6/18, o fabricante garantiu pedidos que somaram cerca de 70 milhões de máscaras. Até agora, mais de 500 mil fábricas e 1,2 milhão de fornecedores de manufatura na China se inscreveram no Taobao Deals, lançado oficialmente em março para conectar fabricantes com consumidores que procuram produtos diretamente da fábrica a preços altamente competitivos.

“Os resultados recordes demonstram nossa eficácia em ajudar as marcas a acelerar sua digitalização e obter informações úteis para desenvolver os produtos e serviços favorecidos pelos consumidores chineses”, disse Liu Bo, vice-presidente do Alibaba Group e gerente-geral de Marketing e Operações da Tmall e Taobao. “Eles também mostram que o consumo da China, especialmente por meio do varejo on-line, recuperou uma força significativa”.

A campanha forneceu uma janela sobre como o varejo on-line está dando um impulso às marcas e comerciantes que estão fora do bloqueio. Os dados nacionais da China apontaram uma queda de mais de 44% nas vendas acumuladas de materiais e acessórios para a construção de casas de janeiro a maio. Porém, os números de Tmall mostraram fortes sinais de recuperação, com os pedidos de decoração de casa aumentando 61% ano a ano, de 1 a 16 de junho.

Uma das forças motrizes por trás dessa demanda reprimida foram as tecnologias de compras em 3D, que a Tmall disponibilizou amplamente para as marcas de artigos para o lar durante o festival. O recurso cria uma experiência de comércio eletrônico imersiva e interativa que replica muitos dos elementos das compras na loja. Com apenas seus telefones, os consumidores podem navegar pelos showrooms em 3D de mais de 100 marcas. Entre eles estava a IKEA, que lançou uma versão on-line de uma de suas lojas em Xangai, com showrooms recheados de móveis. Em apenas um dia, os compradores da Tmall haviam visitado os showrooms em 3D mais de 30 milhões de vezes, enquanto os comerciantes de móveis que empregavam a tecnologia viram as taxas de conversão aumentarem cerca de nove vezes a média da categoria, de acordo com os números do Alibaba.

Este ano o festival também apresentou sua maior oferta de cupons e subsídios ao consumidor durante o evento, uma iniciativa inspirada nos cupons digitais emitidos na China para estimular o consumo pós-pandemia e a recuperação econômica. O Alibaba também lançou novas opções de pagamento flexíveis para permitir que os compradores distribuíssem suas compras sem custos adicionais, enquanto algumas marcas como Coach , Calvin Klein e Samsonite ofereceram ofertas especiais por meio de suas lojas digitais, com coleções personalizadas para consumidores.

A gameificação também ajudou a sobrecarregar o engajamento durante o 6/18 deste ano. Os consumidores puderam jogar “Ideal Life Express”,  destaque da campanha, mais de 400 milhões de vezes e contribuíram para mais de RMB 1 bilhão em vendas de produtos agrícolas. Dezenas de empresas de bens de consumo também aproveitaram o jogo interativo para envolver os consumidores. Por exemplo, a marca de beleza Estée Lauder transformou sua própria carruagem de trem em uma elegante boutique que apresentava o popular soro facial Advanced Night Repair e recompensava os jogadores com pontos virtuais por concluir tarefas, como seguir a loja principal da marca ou acessar uma página de destino para aprender mais sobre o produto.

Com informações do portal Alizila.
* Imagem reprodução

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo, Varejo digital
  • Tags: AlibabacampanhachinacompradoresconsumidoresconsumocrisedemandadigitalecommerceEconomiaecossistemaEngajamentofábricafabricantefestivalfornecedoresgameficaçãolojalojas digitaismarcaMarketingmercadomercadorianegóciosofertaonlinepagamentopandemiapedidosplataformapreçosprodutosserviçotecnologiavarejistavarejovendas

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