A companhia aérea ITA, do grupo Itapemirim, realizou nesta terça-feira seu voo inaugural entre Guarulhos (São Paulo) e Brasília (DF). Em evento com executivos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) anunciou a nova associada da entidade.
“Desejo muita sorte e digo que para a Abear é sempre um orgulho receber, ainda mais neste momento tão difícil, um alento quando uma nova empresa começa a voar”, disse em nota o presidente da associação, Eduardo Sanovicz.
Em um primeiro momento, a ITA voará para oito cidades brasileiras: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba. Até junho de 2022, a companhia planeja 35 destinos no Brasil e 50 aviões em sua frota.
As aeronaves
Os voos da ITA serão realizados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar confortavelmente até 162 passageiros. São 18 assentos a menos em relação à configuração máxima do modelo. As aeronaves da ITA foram customizadas e reconfiguradas para possibilitar mais espaço entre as poltronas.
Assim, todas as fileiras de assentos estão dentro dos padrões da categoria A do selo ANAC de conforto. Os passageiros terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo da localização do assento dentro da aeronave.
Neste primeiro momento, a frota da ITA contará com cinco aeronaves Airbus A320. A previsão é de que a companhia chegue ao final do ano com um total de 20 aeronaves do modelo. No primeiro semestre de 2022, a ITA receberá cinco aeronaves por mês. Até junho do próximo ano, a frota total será de 50 aeronaves.
O grupo Itapemirim existe há 67 anos e conta com 1.500 funcionários. Atende 2.700 cidades de 19 estados brasileiros. O lançamento da Itapemirim no setor aéreo faz parte do plano de expansão do grupo empresarial.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Ilton Barbosa/Divulgação