Expositores de todos os tamanhos, dos grandes aos micros, e oportunidades de investimento para todos os bolsos movimentam a maior feira de franquias do País, a ABF Franchising Expo, promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que termina hoje, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Durante a visita da reportagem à feira, nesta sexta-feira, 28, encontramos estandes criativos, sofisticados, presença cada vez mais marcante de serviços, além de expositores motivados pela busca de novos parceiros, expansão dos negócios e posicionamento de marca durante o evento.
Casa Lúdica: criança tem que mexer no brinquedo
A empresa foi fundada 9 anos atrás pela pedagoga Alana Gazaniga, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Em meio à evolução da era digital, “o negócio surgiu da necessidade de resgatar a verdadeira infância com brinquedos educativos e oportunizar para as crianças brincadeiras que, muitas vezes, não conheciam”, conta a fundadora.
Com quase uma década de vida, a Casa Lúdica diversificou a frente de negócios e criou um método de ensino para educação infantil. A loja física funciona como um showroom dos itens comercializados, mas, na verdade, é uma brinquedoteca de uso livre para os pequenos visitantes. Os brinquedos ficam expostos e, tanto na primeira unidade, quanto nas franqueadas, é proibido impedir o acesso das crianças aos materiais. “Numa loja de brinquedos, o mínimo, é uma criança poder tocar nos brinquedos, senão, não é uma loja de crianças”, enfatiza.
O portfólio é categorizado por habilidades que o produto desenvolve, cores e formas, coordenação motora e alfabetização. Alana desenvolveu personagens, que estão sob o registro da marca, que ajudam as crianças a refletir sobre o excesso de digitalização sem excluir a tecnologia de suas vidas. Pela primeira vez na ABF Expo, executiva promove maior visibilidade ao seu projeto e busca levar a Casa Lúdica para outros estados brasileiros. Hoje, são 60 operações em funcionamento e a companhia espera alcançar 100 lojas nos próximos meses.
Cerca de 1.300 pessoas interessadas na Casa Lúdica visitaram o espaço nos quatro dias de evento e pelo menos 500 leads foram captados.
Casa Bauducco: estreia novo layout na feira
A Casa Bauducco, rede de cafeterias da Bauducco, estreou o novo design de loja na feira deste ano. O estande exibe a nova identidade visual e modelo arquitetônico. Com mais de 170 lojas distribuídas em 22 estados, a rede busca crescer junto a empreendedores com potencial multilojas para a abertura de novos pontos.
De acordo com Renata Rouchou, diretora de Expansão da Casa Bauducco, a meta é atingir 500 unidades a médio prazo. “O objetivo é ampliar a rede de maneira sustentável em pontos qualificados. Além disso, o rebranding realizado recentemente reforçará o aumento de vendas estimado entre 20% e 25% para as lojas, em 12 meses. Também temos múltiplos canais de vendas como o digital, B2B, QR Code de Natal e feiras sazonais, que contribuem para o aumento do faturamento dos franqueados ”, afirma a executiva.
A rede pretende se posicionar em todas as capitais brasileiras e também nas segundas maiores cidades. Para isso, oferece opções de loja física, quiosque, cart e tuk tuk.
Dedal e Reparu’s Express: serviços de costura miram Sudeste
Dividindo espaço no balcão do Sebrae, a Dedal Oficina de Costura, de Cuiabá, no Mato Grosso, e a Reparu’s Express, de Recife, em Pernambuco, mostraram que os serviços de costura e reparos estão em alta. Desde a crescente aquisição de peças online, que geralmente requerem ajustes, passando por consertos, à customização de peças para reaproveitar o guarda-roupa, esses serviços estão em sintonia com a moda.
Gabriela Pelissari, proprietária da franquia Dedal, disse que a empresa está no mercado há 30 anos e a expansão pelo modelo de franquias começou a partir de 2021. “Nosso objetivo é expandir nossos 30 anos de conhecimento, por meio dos nossos manuais, que compilam todo nosso know-how. Além disso, percebemos cada vez mais a necessidade desse tipo de serviço”, comenta.
O negócio vem crescendo desde a pandemia de covid-19. Atualmente, são sete lojas abertas e 80 pessoas empregadas entre mulheres e homens. A franqueadora apoia toda jornada do franqueado, orientando sobre a escolha do ponto, escolha das máquinas, montagem da loja e até o enxoval de aviamento para iniciar a operação. “Somos parceiros dos nossos fraqueados”, ressalva.
Vânia Figueiredo, CEO da Reparu’s Express, está há 27 anos no mercado e possui ao menos uma loja em cada shopping da capital pernambucana. A franquia começou há 5 anos e, com o modelo já estruturado, o objetivo da empreendedora é conhecer novos franqueados e ampliar a presença da marca fora do estado nordestino.
Multifranqueada da Reparu’s Express, Luciana Azevedo, dona de três lojas em Recife, conta que a empresa oferece serviços de consertos, customização e reparos. “A gente tem demanda para o ano todo”, diz, com destaque para duas celebrações anuais – Carnaval e São João -, quando a procura por customização de peças aumenta significativamente.
Dark: brindes com foco na geração Z
Gilson Arruda Jr. levou a Dark para a ABF Expo, uma empresa especializada em entretenimento por meio de máquinas de brindes. Mas o negócio começou um pouco antes, na indústria.
A Playbox é a empresa-mãe, localizada em Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo. A fábrica monta os gabinetes dos equipamentos vendidos em todo Brasil com toda parte eletrônica importada da China. Arruda Jr. viu a oportunidade de construir lojas focadas em máquinas de brindes e não apenas de pelúcias. As máquinas têm vários tamanhos e formatos. “Toda máquina tem que soltar um brinde para gerar uma emoção positiva no nosso consumidor”, afirma o CEO da marca. Os brinquedos e brindes também vêm da Ásia e têm foco na geração Z.
A franquia começou há 2 anos e, hoje, são 26 lojas. A tendência, segundo o executivo, é fechar o ano com 40 unidades abertas.
Buteco seu Rufino: a energia do Rio com endereço em São Paulo
O Grupo Impettus criou uma estação gourmet no estande onde instalou as marcas Buteco seu Ruffino, Espetto Carioca e Bendito. O foco, atualmente, está na expansão do Buteco em São Paulo, que abriu a primeira unidade na quinta-feira, 27, na Alameda Maracatins, nº 1.379, em Moema, zona sul da capital.
“É uma nova marca do Grupo Impettus. É um boteco tradicional, que resgata toda cultura do boteco raiz do Rio de Janeiro e que tem por trás uma história familiar muito bonita”, conta Bruno Gorodicht, sócio-executivo da holding. O bar leva o nome do fundador, Rufino, que saiu do Nordeste para ganhar a vida no Rio e, após anos de trabalho como garçom, abriu o seu próprio negócio.
A aquisição pela Impettus é recente e Gorodicht acredita que a chegada do Buteco a São Paulo marca o primeiro capítulo de sucesso na expansão do estabelecimento fora da capital carioca.
Além do bar, as outras marcas também são franquias com diversos modelos de loja e investimentos.
Chilli Beans: containers sustentáveis para pontos de lazer
Uma das grandes redes de franquia do Brasil, a Chilli Beans tem focado na expansão no modelo de loja de rua. Mas o container da marca chamou bastante atenção durante a ABF Expo.
Idealizador do projeto Eco Chilli no Brasil, Ricardo Massaro conta que toda a estrutura da loja é feita de plástico reciclável. “Com isso, a gente diminui um pouco do impacto que causamos na natureza com tantos óculos que vendemos, porque eles não voltam para nós”, explica o executivo.
A linha de franquia também atende a situações de consumo onde a marca não havia alcançado presença, como pontos turísticos, orlas de praia, cidades com menos de 70 mil habitantes, parques aquáticos, parques temáticos e parques urbanos.
O Eco Chili possui todo portfólio disponível da companhia, mas a representatividade dos produtos é adaptada em razão da proposta do negócio. Criada há um ano e meio, a franquia conta com 30 operações ativas, em 27 cidades diferentes, entre sete canais físicos de atendimentos. “Nossa prospecção é abrir 300 pontos nos próximos 3 anos”, declara Massaro.
Zamp: posicionamento como franqueadora
Segundo Breno Tostes Rosseti, gerente de Expansão de Franquias da Zamp, a companhia dá continuidade ao seu plano de expansão junto a empreendedores franqueados. O foco são os restaurantes fast-food Burguer King e Popyes.
“A estratégia da feira é posicionar a Zamp como franqueadora”, comenta Rosseti. Além disso, segundo Rosseti, a feira é uma oportunidade para que os franqueados tenham a oportunidade de conversar com executivos e lideranças da empresa, conhecer mais sobre os planos de investimento e ter uma troca mais ativa.
Brame Brand: oportunidade de investir no Texas
Operadora das marcas Round Table e Fatburguer, a Brame Brand montou um estande para brasileiros interessados em abrir um negócio no Texas, nos Estados Unidos. A operação conta com 800 restaurantes em operação nos Estados Unidos.
Com o interesse de muitos brasileiros ou em investir nos Estados Unidos ou em se mudar para o país já com um plano de negócio estruturado, a empresa veio até a ABF apresentar as oportunidades das três marcas que administra. “O investimento é em dólar, mas o retorno também é em dólar”, conta Sindy Brito, intérprete de Oscar Solís, diretor Comercial da Brame Brand para América Latina.
As franquias podem ser administradas do Brasil, segundo a empresa. A operadora já possui restaurantes no Brasil e percebeu o interesse de investidores nacionais no país de origem da marca.
Imagens: MERCADO&CONSUMO e Divulgação