Um case de sucesso do varejo de experiência. Este é o caso da El Palacio de Hierro, que foi apresentado no LATAM Retail Show por Sofia Felix Smith, diretora de Moda e Tendências da rede e Ken Nisch, presidente da JCA, durante o painel “El Palacio de Hierro: Storytelling através de design, merchandising e experiências”.
A executiva destacou que a empresa é muito conhecida e vem crescendo, por exemplo, na utilização de seu espaço para a realização de casamentos. “Nós criamos memórias felizes”, destacou Sofia.
A executiva afirmou que o foco da companhia “não é moda, mas a verdadeira essência e estilo”. A El Palacio de Hierro vem tentando conquistar os consumidores mais jovens, com campanhas que dialoguem com este público e por meio de redes sociais. A companhia tem a preocupação de manter seus antigos clientes, mantendo seu estilo clássico, mas atraindo novos públicos. Isto é representado pelas campanhas com a mensagem “Somos totalmente Palacio”.
De acordo com Sofia, “comunidade e colaboração são a chave para todos os projetos em que a empresa vem trabalhando”. É assim que a companhia consegue ter apelo, se comunicar com todos os públicos e se manter crescendo. A empresa passou por uma troca de CEO, se tornando ainda mais colaborativa.
Sofia afirmou que a El Palacio de Hierro mantém uma estratégia de retail intelligence (inteligência no varejo). “Os Estados Unidos são nossos vizinhos. Ver o que acontece lá e no restante do varejo permite planejar e agir antes que as mudanças aconteçam”, explicou a executiva.
Ken disse que um dos grandes diferenciais da companhia são as lojas e espaços bonitos e convidativos. “É um local para encontrar desde uma peça sexy até artigos para bebês e esta versatilidade é a característica mais incrível das lojas de departamento”, declarou.
De acordo com ele, o cliente está muito interessado na experiência, na história, no que é autêntico. Além disso, uma das principais características da empresa é o amor pelo México, o desejo de representar os mexicanos e o país. “A Palácio é o México, mas de sua própria maneira” disse Ken.
As lojas da empresa são especiais. Elas são elegantes e acolhedoras. Para o executivo, “cada loja é única e encanta de uma forma diferente”. A empresa busca redefinir o luxo, indo além de produtos caros. Ela busca oferecer uma experiência que vai muito além do tradicional, atendendo todas as necessidades de seus clientes, inclusive as que são inconscientes.
Um dos exemplos disso é a loja de Coyoacán, que é uma região histórica da Cidade do México. A loja busca seguir o estilo da região onde morou Frida Kahlo. É um local que representa o México e assim, a loja da El Palacio de Hierro teve que se adequar ao entorno. Ela traz temas relacionados a nomes de destaque da cultura mexicana, em um lugar bonito e agradável.
Ken explicou que as unidades da rede tem um propósito diferenciado. “Não são apenas lojas, mas sim o coração de uma comunidade, onde as pessoas vão para interagir socialmente e passar o tempo”, concluiu.
* Foto: Terassan Fotografia