Yelp move ação contra o Google, alegando monopólio de ferramentas de busca

O processo também alegou que o Google passou anos impedindo sua capacidade de atingir consumidores por meio da plataforma

Yelp move ação contra o Google, alegando monopólio de ferramentas de busca

O Yelp moveu uma ação antitruste contra o Google, alegando que a gigante dos mecanismos de busca abusou de sua posição dominante para aumentar seus lucros e sufocar a concorrência.

A ação, movida hoje no tribunal federal no Distrito Norte da Califórnia, nos EUA, alegou que a Alphabet alavanca seu monopólio de pesquisa geral para controlar os mercados de pesquisa local e publicidade de pesquisa local.

“O Google não deve ser o fornecedor monopolista de resultados de pesquisa geral e o curador autopreferencial de seu próprio conteúdo de pesquisa local”, disse o presidente-executivo do Yelp, Jeremy Stoppelman. “Isso é o equivalente a ser o juiz e um competidor no mesmo evento olímpico”, exemplifica.

O processo também alegou que o Google passou anos impedindo sua capacidade de atingir consumidores por meio da plataforma de busca geral do Google, depois que o Yelp rejeitou anteriormente uma aquisição. O Google não pôde ser contatado imediatamente para comentar.

“Nosso caso é sobre o Google, o maior guardião de informações existente, colocando seu polegar na balança para sufocar a concorrência e manter os consumidores dentro de seu próprio jardim murado”, disse o Yelp em um blog online na quarta-feira.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile