Especializada em classificação e avaliação de estratégias de governança corporativa, a BR Rating lançou um sistema próprio de análise de boas práticas de ESG. A metodologia estabelece quatro estágios de maturidade da organização em relação às práticas ESG: básico, intermediário, maduro e liderança.
Desenvolvido em parceria com a Prowa, consultoria especializada em sustentabilidade, o sistema também busca oferecer uma avaliação objetiva do estágio em que a empresa se encontra em relação à adoção das melhores práticas ambientais, de governança e responsabilidade social.
A ideia é unificar protocolos e permitir que as empresas usuárias do sistema integrem as diferentes ações ESG, facilitando a avaliação de desempenhos e tornando as estratégias mais transparentes para o mercado.
“As empresas estabeleceram parâmetros próprios e aceitáveis pelo mercado, mas não comparáveis. Criamos uma metodologia aplicável a todas, de forma independente e que permite ao Gestor do Negócio saber se realmente está no caminho certo e ao mercado conhecer o estágio em que a companhia se encontra”, diz Marcos Rodrigues, sócio da BR Rating.
Referências internacionais
A metodologia do novo sistema é baseada em referências internacionais e nacionais e analisa no total 67 práticas, divididas em 18 temas (5 relacionados às questões ambientais, 8 para os assuntos sociais e 5 para governança corporativa).
“Através do estudo, conseguimos compreender como a administração está tratando as questões socioambientais que afetam a sociedade, governos, partes interessadas e comunidades e identificar os principais gaps na organização para elevar seu estágio de maturidade no tocante a questões sociais, ambientais e de governança”, completa Ronald Bozza, também sócio da BR Rating.
Imagem: Bigstock