A Mars Wrigley, empresa global detentora das marcas Snickers, M&M’S e Twix, anunciou o patrocínio da 6ª edição do Concurso Nacional de Cacau Especial. O evento promove uma jornada de transformação, reconhecimento e impacto social, impulsionando a qualidade, a sustentabilidade e a competitividade do cacau brasileiro no cenário internacional.
Com essa iniciativa, a Mars Wrigley reforça seu compromisso de desenvolver práticas sustentáveis, desde o plantio do cacau até o produto que chega ao consumidor.
“Por conta do nosso portfólio repleto de marcas icônicas e da nossa expertise de mais de 100 anos, faz parte da nossa responsabilidade garantir o futuro do cacau e das comunidades que crescem em torno dele”, explica Rodrigo Santini, Chief Impact & Relations Officer na Mars Wrigley no Brasil.
O concurso é realizado pelo Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial (CNQCE) e organizado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará (SEDAP-PA) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), com a participação de produtores de cacau de todo o Brasil.
Os inscritos enviam amostras de amêndoas de cacau, conforme a categoria escolhida e seguindo as orientações da organização. Um comitê técnico realiza provas às cegas e avalia o nível de sustentabilidade da propriedade produtora. Todos os pontos obtidos em cada fase são somados para determinar o vencedor.
Na edição de 2024, o concurso registrou um recorde no número de origens participantes, também conhecidas como terroirs. Ao todo, produtores de nove estados participaram. Além dos tradicionais Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia, participaram também produtores do Amazonas, Tocantins, Pernambuco, Ceará e Alagoas, mostrando toda a potência do País na produção dessa matéria-prima e no manejo sustentável.
“É uma grande honra contar com a Mars como apoiadora deste projeto, que se consolida como uma das principais iniciativas voltadas para a valorização do cacau brasileiro. A presença da marca reforça o apoio que temos recebido de forma ampla e integrada de quase toda a cadeia do cacau no Brasil, contribuindo diretamente para a consolidação da nossa estratégia de promoção e valorização da origem brasileira no mundo” reforça Cristiano Villela, diretor Científico do Centro de Inovação do Cacau e Presidente do Comitê Nacional.
Os ganhadores da 6ª edição do Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade foram revelados durante uma cerimônia no dia 28 de novembro, em Belém, no Pará, no coração da Amazônia brasileira.
Referência no mercado
Em 2022, a Mars Wrigley entrou para o Top 4 do mercado de chocolates no mundo. No ano seguinte, Snickers tornou-se a marca de candy bar mais vendida no Brasil.
Já M&M’S figura entre as cinco maiores marcas de chocolate no mundo, segundo a Euromonitor, além de ser a primeira em confeitos drageados no Brasil e estar entre as dez maiores marcas de chocolate no País, de acordo com a Nielsen. Esses resultados, somados à presença do Centro de Ciência do Cacau da Mars, há 40 anos no sul da Bahia, credenciam a companhia a falar sobre qualidade e sustentabilidade no segmento.
“Brasil é, sem dúvida, um mercado estratégico para a Mars. Queremos fomentar o País no cenário mundial como um exemplo na produção sustentável da matéria-prima”, declara Santini.
Em 2018, a Mars Wrigley lançou a iniciativa global “Cacau para Gerações”, que estabelece padrões mais rigorosos do que os conjuntos de certificações atuais.
Dentro dessa agenda sustentável, a Mars tem como meta reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa em toda sua cadeia de valor em 50% até 2030 e alcançar o status de NetZero até 2050. Outras ações incluem a introdução de técnicas de reuso da terra, diminuindo a necessidade de ampliar áreas de cultivo, a gestão inteligente de recursos hídricos e o desenvolvimento de embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
Imagem: Divulgação