A marca de chocolates premium OZ deu início, neste mês, a uma nova fase. A empresa ingressou no segmento de franchising por meio da inauguração da primeira OZ Home no Shopping Avenida Center, em Maringá, no Paraná. Com cerca de 65m², a loja foi concebida a partir de um conceito arquitetônico inovador com diversos elementos que caracterizam a personalidade irreverente da marca.
Ambientada com vários nichos para exposição de produtos e luzes coloridas, a OZ Home tem um extenso balcão, onde o cliente pode saborear cafés, chás, drinks, salgados, doces e cookies, além dos bombons, barras e snacks da marca. Com decoração minimalista e mesas colaborativas para integrar as pessoas, a primeira unidade foi decorada com um painel pintado pelo paranaense Matheus Rosa e conta com um mix com mais de 150 produtos.
“Tanto as lojas OZ Home quanto as OZ & Go trazem o conceito choco.bar.coffee.tea, onde o cliente é atendido por uma equipe treinada para ativar seus cinco sentidos e levá-lo a uma outra dimensão, em que sabores e texturas se harmonizam para trazer uma nova experiência”, explica Rafael Nunes, fundador e presidente da OZ.
Além da abertura da OZ Home, o empresário também comemora a inauguração da primeira OZ & Go na cidade de Colombo, no mesmo Estado. “Com de 15m², a primeira OZ & Go é uma loja menor, com foco na rua. Ela tem formato take away, layout clean e mix com 70 itens, em que o cliente pode fazer seu pedido em um painel, pelo site ou aplicativo e retirar os produtos para levar ou consumir no local”, acrescenta.
Após a abertura das lojas no Paraná, Nunes antecipa que já estão programadas mais inaugurações para janeiro e projeta encerrar 2021 com 100 unidades.
“Queremos abrir lojas de 15m², 40m² e até de 1.000 metros m² em shoppings centers, na rua, em estações de metrô e aeroportos com parceiros que acreditam na nossa proposta. Apesar de ser uma franquia, nosso modelo de negócio é feito sob medida para cada parceiro tornar cada loja única, preservando as características da região e estilo do franqueado, tanto que cada uma terá um painel e produtos assinados por um artista da região”, diz.
Segundo o empresário, as lojas Oz também comercializarão marcas paranaenses, itens da Confeitaria Colombo, do Rio de Janeiro, e produtos regionais. Nunes acrescenta que a marca também fará lançamentos mensais, incluindo chocolates veganos e isentos de açúcar, glúten e lactose.
As lojas OZ & Go demandam investimentos entre R$ 80 mil e R$ 100 mil e as unidades OZ Home, de cerca de R$ 200 mi, com percentual de retorno de 15 a 20%. Para dar sustentação ao projeto, o executivo está investindo na construção de uma nova fábrica em Curitiba onde, além de aumentar a capacidade produtiva para abastecer as franquias, irá desenvolver novas marcas e produtos dentro do conceito OZ.
Imagem: Divulgação