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Seis dicas para evitar o abandono do carrinho no seu e-commerce

Em média 69,82% dos carrinhos são abandonados nas compras online, segundo o Baymard

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Seis dicas para evitar o abandono do carrinho no seu e-commerce

Clareza com relação ao frete, oferta de vários meios de pagamento e uso de dados a favor do negócio. Essas são algumas das estratégias que podem evitar o abandono do carrinho no e-commerce, segundo o head de Produto da All iN/Social Miner, Ricardo Rodrigues.

De acordo com dados do instituto de pesquisa Baymard, em média 69,82% dos carrinhos são abandonados nas compras online. Confira, a seguir, as dicas de Rodrigues para evitar esse tipo de dor de cabeça.

1 – Seja claro quanto ao frete

Um dos pontos mais sensíveis para compra online é o frete. A pesquisa sobre experiências omnichannel da All iN/Social Miner, por exemplo, mostra que 49% dos consumidores preferem comprar em lojas físicas porque não pagam pelo frete e 31% avaliam suas experiências de consumo como negativas porque o valor do frete é muito alto, injusto ou não compensa.

Ou seja, os consumidores tendem a não querer pagar fretes altos e, muitas vezes por falta de transparência, descobrem o valor só no fim da compra, depois mesmo de fazerem o cadastro. Isso, além da perda da venda, gera uma experiência ruim para essa pessoa. O lojista deve procurar deixar claro este ponto, oferecendo na mesma tela de compra a opção de calcular o valor da entrega e, se possível, variadas possibilidades de preço.

2 – Evite cadastro muito longo

Apesar de importante para obter informações sobre o cliente, um cadastro exageradamente longo ou travado pode levar ao abandono do carrinho. O lojista deve procurar pedir só as principais informações, com opções de login mais fáceis e de fácil preenchimento. Além disso, precisa garantir que está de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados e demais regras.

3 – Evite promoções confusas

Imagine que você quer comprar uma camiseta e vê um bom modelo em promoção. Porém, na hora de finalizar a compra, descobre que o desconto vale apenas para um tamanho específico, que não é o seu. Isso pode levar ao abandono do carrinho e a uma experiência ruim para o cliente que, além de não comprar, pode falar mal da sua loja. A dica de Ricardo Rodrigues é que o lojista evite isso sendo claro e objetivo nas suas comunicações, quanto aos critérios de suas promoções, entre outros.

4 – Tenha um site seguro

Dificilmente alguém comprará num site se não achá-lo seguro. Em especial na hora de fechar a compra, se o possível consumidor não sentir confiança ele não vai finalizar a transação. A dica é investir em certificados de segurança SSL e em plataformas de e-commerce confiáveis para evitar este problema.

5 – Ofereça vários meios de pagamento

Um outro motivo recorrente para o abandono do carrinho é a plataforma de pagamento. Ela deve oferecer variedade de bandeiras, opções de parcelamento e diferentes modalidades de pagamento, como crédito, boleto e PIX. Aqui também é importante investir em um fornecedor confiável, que ofereça segurança – para o lojista e seu cliente – na hora da compra.

6 – Use os dados a seu favor

Um abandono do carrinho pode oferecer informações importantes para o negócio. O cliente abandonou porque não tinha o produto em estoque? O frete estava muito caro? Estava só pesquisando? É importante extrair dessas situações insights para melhorar o e-commerce e utilizar em campanhas de marketing.

Se o frete estava muito caro, talvez valha a pena oferecer por e-mail marketing o frete grátis para esse cliente. Se o produto que ele procurava está em falta, que tal oferecer um similar? O carrinho abandonado não precisa ser o fim da sua interação com esse cliente, mas sim uma oportunidade para conquistá-lo.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: abandono do carrinhoclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodicasdigitale-commerceecommerceempresasestratégiaexperiêncialojalojasmarcasmercadomercado&consumoomnichannelonlinetecnologiavarejistaVarejistasvarejo

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