Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

67% dos brasileiros utilizam o smartphone para compras

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Metade das compras on-line são feitas por smartphones, mostra pesquisa da ABComm

O acesso a smartphones, redes wi-fi e pacotes de dados com preços acessíveis transformou a maneira como os brasileiros utilizam os dispositivos. Nos últimos anos, a visita as lojas físicas para pesquisar preços ou comprar determinado produto tem sido substituída pelo mobile. Com um celular a mão, o brasileiro modificou a forma como são feitas as compras pela internet, um caminho sem volta.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 86% dos consumidores conectados realizaram ao menos uma compra em lojas online no último ano. Desse total, 67% utilizaram o smartphone para concluir o negócio.

Diante deste cenário que só tende a aumentar nos próximos anos, com uma população ainda mais conectada, o empreendedor precisa investir na criação ou adaptação do e-commerce para o mobile.

Site responsivo

Ter um site responsivo é essencial para estar conectado a essa parcela dos consumidores que exigem um sistema mais acessível, com melhor conforto visual e um template adaptado para o smartphone.

“Ao acessar a loja por um celular, o consumidor não pode sentir necessidade de procurar um computador para navegar melhor ou, pior, desanimar e abandonar o site. Por isso, adotar um layout que se adapte ao dispositivo não é apenas questão estética. Essa estratégia também torna o site mais intuitivo e leve para ser carregado, o que faz a navegação ser mais rápida”, explica Renato Galletti, Gerente de Marketing e Inside Sales da Yapay.

Investir na construção de um site responsivo adaptado às necessidades dos consumidores vai auxiliar na navegação e melhorar a usabilidade. Outro ponto é não abusar dos pop-ups que podem afastar os usuários que se sentirem incomodados.

Também é importante utilizar apenas o necessário para divulgar promoções, fazendo testes antes de colocá-las no ar para saber se não está cobrindo a tela inteira e se aparece com um botão para ser fechado. Uma ideia que pode dar certo, seria substituir por notificações na parte superior criando mais familiaridade para o usuário.

Ao escolher um tema, é importante estruturar o negócio para o visitante navegar facilmente e encontrar todas as informações em pouco tempo. Dessa forma, são maiores as chances de conversão para o negócio.

Boa experiência online

Assim como cuidar de toda navegação para que o usuário tenha uma boa experiência enquanto pesquisa pelos produtos, é fundamental não descuidar da conclusão da compra. O ideal é que toda transação seja dentro do próprio site da empresa, sem direcionamento externo, pensando também em otimizar os recursos para pagamentos com cartão de crédito, com teclados inteligentes e seleção automática de bandeira.

“Não abuse de formulários extensos, é importante que seja breve, exigindo apenas informações necessárias para ajudar o consumidor a não perder tempo na conclusão do negócio. Pensar em todos esses pontos podem ajudar na hora de ver os resultados, criar uma versão mobile intuitiva, com boa visibilidade do conteúdo, fácil navegação, busca pelos produtos e praticidade ao efetuar o pagamento fazem a diferença para quem aposta em um canal que tem tudo para continuar crescendo”, finaliza Galletti.

* Imagem reprodução

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilbrasileirosconsumidorconsumodinheirolojaslojistasmercadomercadoriaspagamentosproduçãoprodutosVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

de Redação 22 de maio de 2025

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

de Redação 22 de maio de 2025

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

de Redação 22 de maio de 2025

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

de Redação 22 de maio de 2025

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

de Redação 21 de maio de 2025

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

de Redação 21 de maio de 2025

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

de Redação 21 de maio de 2025

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

de Redação 21 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile