Renault deve reduzir participação na Nissan de 40% para 15%

Acordo ainda precisa passar pelo conselho de diretores das duas empresas

Renault deve reduzir participação na Nissan de 40% para 15%

A Nissan informa em comunicado nesta segunda-feira, 30, que, após “vários meses de discussões construtivas”, ela e a Renault chegaram a um acordo nas discussões para redefinir os termos de sua parceria. A nota aponta que a questão ainda precisa passar pelo conselho de diretores das duas empresas.

Segundo o comunicado, a intenção é fortalecer a aliança e maximizar a criação de valor, com abordagem em três frentes: reforçar a parceria com projetos operacionais de alta criação de valor; garantir maior agilidade estratégia com novas iniciativas nas quais parceiros possam também atuar; e uma governança equilibrada, com mudanças na participação acionária de uma empresa na outra.

Sobre este último ponto, a Renault deve passar a ter 15% de participação na Nissan, reduzindo o nível atual de mais de 40%, e essa diferença seria transferida para um trust francês, no qual os votos seriam “neutralizados” para a maioria das decisões, mas com os direitos econômicos beneficiando a Renault sempre que alguma ação fosse vendida. Já sobre o primeiro ponto, uma das áreas citadas para projetos é a América Latina, sem mais detalhes.

Os acordos ainda seriam finalizados e a transação depende do aval dos diretores dos conselhos da Renault e da Nissan, acrescenta o texto. Após o anúncio, a ação da Renault recuava 1,85% na Bolsa de Paris, perto das 8h (de Brasília).

Com informações de Estadão Conteúdo (Gabriel Bueno da Costa)

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile