A Lojas Renner está expandindo o modelo de loja circular que lançou no ano passado. A varejista acaba de inaugurar a segunda unidade no shopping Park Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ). A primeira loja circular da Renner, e primeira do varejo brasileiro, foi aberta no shopping Rio Sul, também no Rio de Janeiro, em outubro de 2021.
O objetivo, segundo a empresa, é avançar no propósito de fomentar um conceito de moda ainda mais responsável e sustentável nos pontos de venda. Alinhando circularidade à transformação digital, a loja cria uma experiência única para os clientes, com a melhor escolha de recursos para diminuir o impacto ambiental desde a concepção até a operação.
Uma das frentes é a redução do consumo de matérias-primas e a preferência por materiais mais sustentáveis, reciclados e recicláveis, com a menor geração de resíduos possível. “Inovamos no projeto de arquitetura, engenharia e mobiliário para oferecer uma jornada de compra omnichannel em um ambiente ecoeficiente, como parte da nossa sólida atuação em sustentabilidade”, diz Fabiana Taccola, diretora de Operações da Lojas Renner.
O projeto de Jacarepaguá replica as boas práticas da primeira loja circular e inova em outros pontos. Além de seguir os preceitos da certificação LEED, a Renner está fazendo mais um movimento pioneiro ao buscar para a nova loja a primeira certificação BREEAM de uma construção de varejo no Brasil. “Este é um dos principais certificados que atestam mundialmente os empreendimentos com atributos de sustentabilidade, avaliando não apenas o projeto e execução da obra, mas também os impactos econômicos e sociais que uma construção traz para todos os envolvidos no ciclo de vida de um imóvel”, explica Fabiana Taccola.
Espaço Re
Um ponto de destaque nas lojas circulares é o Espaço Re, dedicado a disseminar aos clientes as iniciativas e serviços que envolvem a sustentabilidade e a circularidade. Ali está posicionado o mobiliário do EcoEstilo, programa de logística reversa pós-consumo da Renner, que dá uma destinação correta a embalagens e frascos de itens de perfumaria, beleza e peças de vestuário. Além disso, conta com o ponto de coleta do Repassa, plataforma que integra o ecossistema de moda e lifestyle da Loja Renner S.A. e aumenta o ciclo de vida dos produtos ao atuar com a revenda de vestuário, calçados e acessórios.
O Espaço Re também dá visibilidade para as matérias-primas utilizadas nas coleções da Renner, como o algodão e a viscose responsáveis. Esses materiais compõem o rol de atributos de sustentabilidade dos produtos da marca, que atingiu seu compromisso público relacionado ao tema e hoje tem mais de 80% do seu mix de vestuário composto por peças mais sustentáveis. Ao se movimentarem pela lojas, os clientes podem saber mais sobre os atributos dos produtos de menor impacto e outras iniciativas da marca, por meio de painéis de LED e sinalizações.
O projeto das lojas circulares impacta todo o ecossistema da Renner ao possibilitar que clientes, parceiros e fornecedores tenham cada vez mais informações sobre o tema e tomem decisões conscientes. “Podemos desempenhar um papel importante e contribuir para um processo de mudança. Queremos influenciar positivamente a sociedade e o setor varejista, disseminando aprendizados e conceitos que são essenciais para o futuro”, afirma a diretora de gente de Sustentabilidade da Lojas Renner, Regina Durante.
Assim como já havia feito na primeira loja circular, a Renner investiu em ações sociais por meio do Instituto Lojas Renner. O projeto Varejo Plural, que tem como objetivo capacitar e promover a geração de renda para grupos minorizados, treinou profissionalmente 30 pessoas para trabalhar no varejo – algumas, inclusive, foram contratadas para trabalhar na loja de Jacarepaguá. Além disso, por meio do programa Aprendiz Re, 25 jovens receberam capacitação em varejo, com foco em questões relacionadas à circularidade e diversidade, e foram contratados para atuar em lojas da Renner, em diferentes localidades.
Apoio às comunidades
A Renner vem atuando em diversas frentes para estender este impacto positivo às comunidades. “Por isso, investimos em programas apoiados pelo Instituto Lojas Renner que contribuam para aumentar o repertório dos participantes em temáticas tão relevantes como economia circular e sustentabilidade”, afirma Regina Durante.
Outro exemplo é o projeto que proporcionou capacitação a dezenas de mulheres migrantes de regiões periféricas do Rio, buscando conectá-las ao aplicativo SOS Costura, que oferece serviços de reparo e customização de peças, contribuindo para o aumento do ciclo de vida das roupas.
A Renner também avançou em seu programa de conformidade para qualificar os fornecedores frente aos desafios socioambientais. A iniciativa garante que as premissas de circularidade sejam atendidas em todas as etapas de construção da loja circular, além de fortalecer a cadeia com treinamentos sobre processos e tecnologias aderentes aos conceitos de sustentabilidade.
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