Pesquisa global da American Express, realizada em 2022 com 580 profissionais ao redor do mundo, revela que 78% dos entrevistados do continente latino-americano esperam que o número de participantes em eventos presenciais volte a níveis pré-pandêmicos em até dois anos.
Ótima notícia para o setor que foi um dos mais afetados pelas restrições sociais impostas pela covid-19. Segundo estimativas da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), a paralisação atingiu cerca de 97% do segmento, culminando no cancelamento de cerca 350 mil eventos em 2020 e na não realização de 530 mil eventos em 2021.
Em contraponto a esse cenário, 2023 já caminha para ser o ano da retomada em definitivo dos eventos corporativos, que se apresentam como um ótimo canal para gerar oportunidades de impulsionar os negócios quando falamos de empresas.
Agregando valor aos negócios
Segundo a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), cada R$ 1 investido por empresas em eventos com foco em negócios gerou vendas de R$ 35 para as empresas expositoras.
Entretanto, para o sucesso de tais ações, a palavra de ordem é planejamento. E isso a começar pelo mapeamento dos eventos que tenham afinidade com o negócio e levantamento de informações básicas como: histórico, organizadores, local e data, público estimado, qualificação da audiência, atrações previstas e investimento necessário para participação.
A partir da definição dos eventos que entrarão no calendário da empresa – como visitante, patrocinadora ou expositora –, o próximo passo é desenvolver um plano estratégico, com objetivos e metas. Para isso sugiro a metodologia SMART (sigla em inglês formada pelas iniciais das palavras Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal), aplicável a todas as verticais de negócio envolvidas: comercial, vendas, financeiro, marketing, entre outras.
Na área de comunicação e marketing, cinco estratégias para eventos estão em alta nesse momento e podem fazer a diferença.
1 – Gestão de comunidade para atrair, engajar e fidelizar
Matéria-prima para bons negócios, os relacionamentos configuram-se como peça-chave para aproximar as marcas de seu público-alvo.
Porém, como se destacar em meio à multidão em tempos de concorrência acirrada, excesso de conteúdos, fake news e descentralização da audiência devido à pulverização de canais? A resposta é conexão.
Para isso, é preciso pesquisar e conhecer o seu público a fundo, identificando perfis, preferências, comportamento, hábitos e interesses.
Público definido, hora de construir relacionamentos que, além do bom e velho trabalho de Relações Públicas, pode – e deve! – ser combinado com estratégias de Inbound Marketing, antes, durante e após a participação em eventos.
Entre as ferramentas mais comuns para o Inbound Marketing e que trazem resultados eficientes, estão: vídeos, e-books, webinars, blog posts, redes sociais e e-mail marketing.
2- Comunicação omnichannel
Para uma comunicação efetiva, o conteúdo da mensagem precisa estar alinhado com o canal de distribuição. Por isso, investir em diferentes formatos – como textos, vídeos, imagens e podcasts – para ir ao encontro ao público de interesse também é imperativo às marcas que buscam potencializar seus negócios.
Com o boom do TikTok, por exemplo, muitas redes sociais começaram a priorizar conteúdos produzidos em vídeo com o objetivo de reter seus usuários.
A plataforma que mais se adaptou para encarar a concorrência foi o Instagram, destacando publicações em reels e configurando sua timeline para mostrar vídeos aos usuários que antes eram impactados por imagens estáticas.
Isso já se reflete no mercado publicitário, com maior aderência ao formato para anúncios nas redes sociais, impactando o público-alvo com vídeos institucionais, educativos, humorísticos e produções feitas por influenciadores digitais antes, durante e após a participação em um evento, por exemplo.
3 – Speaking Opps
Promover e incentivar a inovação e a reputação por compartilhamento de ideias, experiências e conteúdo é outro trunfo para as empresas que desejam fortalecer a imagem de seus porta-vozes perante o mercado.
Nesse sentido, uma das táticas mais desenvolvidas pelas grandes marcas são os programas de Speaking Opps, que buscam criar brand awareness (reputação e reconhecimento) a partir do conhecimento e expertise dos executivos da empresa para seu público-alvo.
Após um estudo de caso e de mercado para definição dos objetivos dos clientes dentro do programa, o serviço contempla o processo de busca ativa de oportunidades de participação dos porta-vozes em palestras, painéis e eventos de seu interesse.
4 – Marketing de recompensa
No centro das atenções de toda a empresa de sucesso, a experiência do usuário tem se mostrado cada vez mais decisiva na jornada rumo à fidelização de clientes.
Por isso, aproveitar a participação em um evento para promover ativações com foco no marketing de recompensa pode ser uma excelente maneira de atrair novos leads, e reter os antigos parceiros.
Entre algumas sugestões de ações, estão premiações, brindes, sorteios, programas de incentivo, interatividade, jogos e distribuição de vouchers.
Lembrando, apenas, que cada ação deve ter um objetivo e métrica bem definidos, alinhados com o tipo de evento e com o perfil do público visitante.
5 – Geração de leads
Com relação à geração de leads, o serviço de mídia paga e performance são uma outra forma de aproximar as marcas de seu público, promovendo ou anunciando sua presença e suas atrações em um determinado evento.
Assim, é possível diversificar os lugares onde os anúncios são vistos, fazendo com que a mensagem chegue aonde os leads estão – seja em buscadores, seja nas redes sociais.
Somada a isso, a mídia paga e performance permite que a empresa fale para diversas pessoas em diferentes canais. Com anúncios direcionados, as chances de atingir leads qualificados são muito maiores.
Combinada à estratégia de mídia e performance, a captação de leads também pode ser realizada durante a participação no próprio evento por meio de preenchimento de formulários, leitura de QR Code com as informações do visitante, inscrições para palestras e realização de cadastro para participação em premiações e sorteios, por exemplo.
E mais: com resultados tangíveis e passíveis de mensuração, gerando insights e resultados valiosos para as empresas.
Pedro Cadina é CEO da Vianews.
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