Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Pix e cartão de crédito são os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros em compras na Shopee

Balanço do primeiro trimestre mostra que as duas modalidades representaram mais de 93% das transações efetivadas na plataforma

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Cartão de crédito e Pix são os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros em compras na Shopee

De acordo com um balanço realizado pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico, no primeiro trimestre de 2023, cartão de crédito e Pix são, de longe, os meios de pagamento preferidos dos brasileiros para compras online: juntos, eles foram usados em 93,1% das transações efetivadas na plataforma.

Com uma diferença de aproximadamente quatro pontos percentuais, o cartão de crédito é líder na preferência dos usuários com 48,6% dos pedidos efetuados desta forma, mas seguido bem de perto pelo Pix, utilizado em 44,5% do total das vendas, reafirmando a tendência de uso desta modalidade. Já o pagamento em boleto representa apenas 6,17% das compras.

Essa percepção levantada pelo balanço da Shopee é comprovada pelo mercado. Em 2022, o Pix foi o meio de pagamento mais usado no Brasil, segundo levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), baseando-se em dados do BC (Banco Central) e da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Foram 24 bilhões de transações no ano e, em média, 66 milhões de operações diárias, superando as transações de cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheques juntas, que totalizaram 20,9 bilhões.

Histórico do Pix

O Pix começou a funcionar no Brasil em novembro de 2020. Já no primeiro mês de funcionamento, o sistema ultrapassou as transações feitas com DOC. Em janeiro de 2021, superou as transações com TED. Em março do mesmo ano, passou na frente em número de transações feitas com boletos. Já no mês seguinte (maio), o Pix ultrapassou a soma de todos eles.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: BrasilCartão de CréditoclienteClientesCom foto (única)comérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumoe-commerceecommerceNotícias geraisPIXShopeevarejovendas

Conteúdo Relacionado

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

de M&C Media Labs 19 de maio de 2025

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

de Marcos Gouvêa de Souza 19 de maio de 2025

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

de Larissa Féria 19 de maio de 2025

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

de Redação 19 de maio de 2025

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

de Redação 19 de maio de 2025

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

de Redação 18 de maio de 2025

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

de Redação 18 de maio de 2025

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

de Redação 18 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile