Possible Miami mostra como o varejo físico virou protagonista pós-pandemia

Possible Miami mostra como o varejo físico virou protagonista pós-pandemia

O Possible Miami é um dos principais eventos de marketing, tecnologia e inovação nos EUA, que acontece anualmente no hotel Fontainebleau, em Miami, e está sendo realizado nesta semana, de 28 a 30 de abril. Reúne líderes C-level, especialmente CMOs, e creators do mundo digital para se conectar e discutir as tendências, as novas ideias, collabs e o futuro dos negócios, incluindo transformações no varejo físico. O evento é um sucesso porque reúne 5.600 pessoas, mais do que o dobro da audiência de 2024.

Na abertura, as palestras iniciais foram bem interessantes, apesar de ter achado um pouco autoajuda demais. Na verdade, é praxe em eventos deste tamanho haver um primeiro dia de aquecimento, com palestras de visão geral sobre negócios e algumas de motivação.

Na parte da manhã, duas atletas medalhistas de ouro do atletismo norte-americano passaram pelo palco principal com testemunhos de resiliência e sucesso; logo depois, uma empresária e influenciadora brasileira de muito sucesso aqui nos Estados Unidos, Camilha Coelho, que muitos de vocês devem conhecer, e que tem mais de 11 milhões de seguidores nas plataformas das redes sociais, falou de seus negócios atuais, mas também de sua luta e de seu gerenciamento contra o mal da epilepsia.

No entanto, o mais interessante mesmo foi a palestra da tarde, de Ethan Chernofsky, SVP de Marketing da empresa de dados Placer.ai, uma plataforma de inteligência de analytics que utiliza a localização dos telefones celulares para identificar o comportamento humano atualmente.

A empresa, otimizada pela Inteligência Artificial e machine learning, analisa e fornece dados precisos sobre o tráfego de pedestres, comportamento do consumo e tendências de movimentação em locais físicos, como lojas, shoppings e restaurantes.

Eloquente e muito bem humorado, Chernofsky trouxe insights importantes sobre as mais recentes dinâmicas de consumo. Sua experiência recente na SimilarWeb deu a ele um talento inigualável para fazer diagnósticos sobre o comportamento do consumidor no varejo digital, que agora se soma à sua nova experiência na Placer.ai.

“Retail Renaissance” foi o nome escolhido para a palestra — e não poderia ser mais preciso. Um verdadeiro manifesto pela valorização do varejo físico e pela nova perspectiva que ele conquista no cenário contemporâneo. Não só isso. Ele traz dados sobre os mais recentes comportamentos de consumidor no que diz respeito à escolha de canais e à jornada de compra. Seguem alguns insights:

Enfim, algumas boas reflexões que puseram a plateia na ponta da cadeira e com a sensação de que talvez tenham que repensar seus negócios.

Por fim, Chernofsky deixou uma mensagem importante para a plateia: a loja física, no pós-pandemia, não apenas manteve sua relevância — ela redefiniu seu papel. Deixou de ser vista apenas como um centro de despesas para se tornar um verdadeiro motor de valor para os negócios. O varejo físico é hoje um espaço estratégico de conexão, experiência e construção de marca, e não apenas de transações.

Ulisses Zamboni é chairman e sócio-fundador da Agência Santa Clara.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Envato

 

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