No último ano, houve um aumento de 58% na satisfação e confiança dos usuários do sistema de pagamento instantâneo, o Pix. Segundo um estudo realizado pelo Capterra, com mais de mil pessoas, mesmo com o crescente número de golpes, os brasileiros se sentem mais seguros ao realizar pagamentos por Pix.
No início de maio, o Banco Central (BC) anunciou novas medidas de segurança para prevenção de golpes e fraudes por meio da ferramenta. As mudanças aperfeiçoam duas funcionalidades disponíveis: a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves Pix para fins de segurança.
Para 37% dos entrevistados, a intensificação da segurança foi um dos fatores que os levaram a sentirem confiança ao usar o Pix.
“Com um quarto dos respondentes usando o Pix mais de 20 vezes por mês, a segurança se torna um elemento-chave para colaborar em manter a boa reputação da plataforma”, comenta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.
O Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros na hora de fazer compras presenciais. A modalidade de transferências instantâneas é a preferida de 29% dos consumidores, ficando à frente dos cartões de crédito (23,2%), débito (18,8%) e do dinheiro em espécie (12,9%), segundo o XII Informe de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payments.
Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock