Holofotes para o setor de Foodservice no Brasil

Em um mercado cada vez mais complexo, atuar com múltiplos canais de atendimento e relacionamento se tornou uma necessidade no varejo. Sendo assim, o setor de Foodservice tem mostrado grandes oportunidades de crescimento, mas é preciso ter cautela.

O segmento Foodservice vem crescendo de forma consistente, à taxa média de 14,7% ao ano, segundo dados da Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), este valor é três vezes superior ao aumento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro nos últimos cinco anos.

Além disso, o mercado de Foodservice faturou, em 2013, R$116,5 bilhões, um incremento de R$16 bilhões em relação ao ano anterior (em 2012 foi registrado R$100,5 bilhões).

Porém, nem tudo são flores.  O setor de Foodservice também sofreu uma desaceleração do crescimento no último ano, reflexo do alto custo da alimentação fora do lar – o preço dos alimentos subiu acima da inflação, principalmente nos últimos 12 meses.

Alguns entraves barram o desenvolvimento ainda maior do segmento, como altas taxas incidentes sobre a alimentação, inflação, burocracia, rigor das legislações, insegurança jurídica, entre outros.

O último ano foi marcado por grandes desafios nesse mercado: inflação em serviços, custos de ocupação de espaços comerciais e de mão de obra e redução da disponibilidade de renda impactaram negativamente no consumo da nova classe média.

Segundo Sergio Molinari, sócio-diretor de Foodservice da GS&MD- Gouvêa de Souza, os consumidores estão cada vez mais exigentes e complexos. A necessidade de pontos de contato tem tornado o setor de FoodService multicanal.

Assista ao vídeo de Sérgio Molinari sobre o painel Omni Foodservice como alavanca de eficiência e produtividade, que será ministrado durante o 17º Fórum de Varejo da América Latina, em uma das salas de conteúdo exclusivo do evento.


* Conheça mais sobre este e outros assuntos que serão abordados durante o 17º Fórum de Varejo da América Latina.

 

Veja também: 

Precificação – um grande desafio para os operadores de foodservice

Sair da versão mobile