O País do futebol também é fã dos Jogos Olímpicos, comportamento este que se reflete na percepção positiva que 60% dos brasileiros têm sobre marcas que se associam ao evento. Os dados resultam de um estudo conduzido pelo grupo Ponto, empresa de análise e pesquisa, em parceria com a V-Tracker. Foram avaliadas as opiniões dos brasileiros em relação à competição e às marcas associados ao evento.
O resultado aponta que 43% dos entrevistados querem saber quais são as marcas patrocinadoras dos jogos e 58% admitem que o patrocínio influencia de alguma forma a decisão de consumo. Gostariam de saber mais sobre os produtos e as empresas associadas à competição 17% dos respondentes. A geração Z é mais engajada com as empresas patrocinadoras. Entretanto, o interesse diminui com o aumento da idade.
De acordo com os dados da pesquisa, o maior interesse na competição está concentrado nas classes A (75%) e B (68%). Nas classes C (24%) e D e E (33%) aumenta a percepção de que as marcas não devem ser o centro das atenções.
Para 63% dos entrevistados, as marcas exercem influência na decisão de compra enquanto 26% consideram que o patrocínio dos Jogos Olímpicos tem um impacto significativo nas escolhas de produtos e marcas.
A pesquisa apontou ainda que 16% acreditam que o patrocínio dos Jogos Olímpicos induzem a experimentar novos produtos ou serviços. Para 13%, além de influenciar a decisão de compra, o patrocínio transmite mais confiabilidade nos produtos e nas marcas. Em 24% dos casos, os entrevistados dizem pesquisar mais sobre algumas marcas ou produtos que não conheciam antes dos jogos.
Apesar disso, 18% das pessoas não assistem ou não sentem que as decisões de compra sejam influenciadas pelas Olimpíadas. Outros 25% consideram que as marcas patrocinadoras não devem ser o centro da atenção enquanto 15% acreditam que a publicidade no evento atrapalha os jogos. Para 3% dos brasileiros, o patrocínio influencia a aquisição de produtos exclusivamente relacionados aos Jogos Olímpicos, como souvenirs, roupas, etc.
Segundo Marília Stabile, fundadora da Ponto MAP, “a pesquisa mostra não só a importância dos patrocinadores para a realização dos Jogos Olímpicos como a influência que as marcas exercem na decisão de compra dos consumidores e vai além, ao mostrar que elas também inspiram diversos públicos para quem o esporte é uma forma de expressão cultural e de identidade”.
A pesquisa realizada em 19 de julho de 2024, em 419 munícipios em todas as unidades da federação, ouviu 1.067 pessoas. A margem de erro é de 3% e o índice de confiança de 95%.
Conexão com fãs e consumidores
O momento é de grande oportunidade para gerar conexão com públicos bastante diversos. Uma das maiores ativações com a temática das Olimpíadas parte do próprio Comitê Olímpico do Brasil (COB) em parceria com a Meta. Juntos, lançaram um chatbot no WhatsApp especialmente desenvolvido para a ocasião.
O canal tem como objetivo fortalecer a relação do público com os atletas e criar experiências interativas. Desenvolvido pela Smarters, empresa de tecnologia focada em agentes inteligentes de comunicação natural, a iniciativa tem o patrocínio da Powerade.
Quem conversa com os torcedores é o Ginga, mascote do COB. Para iniciar a conversa interativa, os usuários devem adicionar o número +55 (11) 3506-8253 aos contatos.
“Desenvolvemos uma plataforma de comunicação para atuar como segunda tela para quem é fã de esportes. Enquanto a pessoa assiste aos jogos, pode também acompanhar as últimas informações na palma da mão pelo WhatsApp”, explica Guilherme Horn, head de WhatsApp para Mercados Estratégicos.
A parceria entre COB e Meta vai até dezembro de 2028 e engloba outras ações, como iniciativas educativas, ativação e engajamento com atletas, parceiros e criadores de conteúdo e campanha destacando histórias de atletas brasileiros que foram para Paris.
As interações do chatbot incluem:
- Agenda dos Jogos Olímpicos: com informações sobre dias, horários e modalidades dos jogos do Time Brasil, que podem ser adicionados na agenda para lembretes;
- Quiz de conhecimentos olímpicos: com premiação de figurinhas de medalhas distribuídas conforme a pontuação alcançada;
- Quadro de medalhas: atualização em tempo real, permitindo que os usuários acompanhem o desempenho dos atletas brasileiros;
- Informações dos atletas classificados: dados detalhados sobre os atletas participantes conforme avançam nas competições;
- Torcida digital: ferramentas para que o público possa direcionar sua torcida para seus atletas preferidos;
- Notificações personalizadas: vídeos e áudios exclusivos dos atletas enviados diretamente para o público;
- Carteirinha de torcedor personalizada: criação de uma carteirinha exclusiva para cada torcedor se sentir parte do Time Brasil;
- Entrega de pack de figurinhas: stickers temáticos para o público compartilhar com seus contatos e engajar os amigos na torcida;
- Fan fest e Casa Brasil: informações relevantes para quem vai acompanhar de perto os atletas lá em Paris.
O COB possui também parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do País para investimento no esporte olímpico brasileiro.
Ativações
Segundo estatísticas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o faturamento de bares e restaurantes aumentou 30% nos dias de jogos do Brasil durante a Copa do Mundo do Catar em comparação a uma semana normal.
Para Bianca Fraga, especialista em negócios gastronômicos, os Jogos Olímpicos também são uma grande oportunidade para os estabelecimentos faturarem mais, desde que os donos se organizem com as agendas dos jogos, principalmente, com os coletivos, como vôlei, que costumam atrair mais o público. “Preparar a equipe, desenvolver um cardápio especial para o período dos jogos e abrir reservas prévias podem ser boas estratégias para garantir um bom faturamento”.
A The Coffe mergulhou na onda olímpica e criou versões quente e gelada de uma bebida especial para as Olimpíadas, usando a cúrcuma como ingrediente especial. A cor dourada da especiaria leva glamour ao Golden Latte e ao Golden Ice Latte. As bebidas comemorativas estão disponíveis em todas as unidades da rede desde a abertura oficial do evento, no dia 26, e permanecerão à venda por tempo limitado.
Nenhuma das versões possui café em sua composição e ambas podem ser personalizadas com leite zero lactose ou Nude. de aveia.
“Para homenagear uma competição que une todos os países, criamos um produto que surpreende, com uma combinação inovadora e que vai promover uma experiência para nossos clientes com paladar mais apurado”, comenta Ketlyn de Paula, analista de marketing da The Coffee.
A Corona Cero, cerveja zero álcool da Ambev, patrocinadora global dos Jogos Olímpicos 2024, montou um lounge imersivo no portão 28 do embarque doméstico do Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais. Haverá transmissão dos jogos e cerveja gelada no espaço até o dia 11 de agosto, das 6h às 23h.
O lounge contará com um telão para exibir todas as competições olímpicas conforme a programação da Globo. Além disso, haverá uma loja com produtos oficiais da marca, uma “Rodada de Ouro” com Corona Cero liberada sempre que o Brasil ganhar uma medalha, um bar temático e um quiz olímpico com prêmios. Em todo aeroporto, haverá mídias direcionando os passageiros para o espaço premium.
Em parceria com os Supermercados BH, a marca irá distribuir prêmios que fazem parte do seu quiz olímpico e poderão ser retirados nas lojas da rede.
Como conectar os Jogos Olímpicos ao negócio
Com o fuso horário de Paris 5 horas à frente do horário de Brasília, as disputas ocorrerão entre 3h e 18h. A informação é importante para que cada negócio possa estabelecer as estratégias para atrair mais clientes para o seu estabelecimento.
“As Olimpíadas costumam movimentar mais os bares, principalmente, aqueles que já transmitem outros jogos esportivos”, diz Jorge Mendes, proprietário do Bar DuWiFi, em Natal, no Rio Grande do Norte. “A transmissão das disputas olímpicas aumenta o movimento do estabelecimento, e neste ano eu acredito que pode ser cerca de 10% maior que em um dia comum”, completa.
Para André Carvalho, do bar O Concorrente, em Brasília, a expectativa é atrair mais clientes pelos esportes coletivos. Segundo ele, as modalidades como vôlei têm apelo maior para trazer mais clientes ao estabelecimento do que as disputas individuais. “Uma terça-feira comum com uma partida importante de vôlei, por exemplo, se torna um dia diferente. Você pode até dobrar o seu faturamento nesses grandes eventos. Já em esportes individuais, as disputas são muito rápidas, portanto, não atraem muitas pessoas”, analisa.
“Os Jogos Olímpicos oferecem uma excelente oportunidade para que bares e restaurantes atraiam mais clientes e aumentem seu faturamento. Para isso, é fundamental adotar estratégias eficazes de engajamento. Mas é preciso cuidado para não usar símbolos oficiais sem autorização, assim como acontece na Copa do Mundo, pois isso pode trazer dor de cabeça”, explica José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo da Abrasel.
“A divulgação nas redes sociais também é crucial: anunciar os horários dos jogos, promoções especiais e eventos temáticos pode atrair um público maior. Outra ideia é oferecer cardápios especiais ou promoções durante as competições, incentivando os clientes a permanecerem no local”, finaliza Camargo.
Olimpíadas de Paris
As Olimpíadas de Paris tiveram início na última sexta-feira, 26, e terminam em 11 de agosto. O evento promove competições entre delegações de 206 comitês olímpicos, em 45 modalidades esportivas, que reúnem 10.500 atletas. O Brasil participa de 39 modalidades.
O evento ocorre a cada 4 anos e as próximas edições terão como sede a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, e de Brisbane, na Austrália, em 2028 e 2032, respectivamente.
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