A Microsoft alertou nesta terça-feira, 30, que investiga relatos de problemas na conexão em serviços da plataforma Azure, na Europa, por meio de publicação no X, antigo Twitter. A instabilidade ocorre cerca de duas semanas após queda nos sistemas da Microsoft provocar um apagão cibernético global, seguindo falha em atualização de software pela empresa de cibersegurança CrowdStrike.
Segundo a empresa, mais detalhes sobre as investigações “serão fornecidos assim que estiverem disponíveis na página de status da Azure”.
A Azure é uma plataforma de computação em nuvem executada pela Microsoft e que fornece serviços a indivíduos, empresas e governos por meio de sua infraestrutura global, utilizada principalmente para gerenciamento de dados.
Após o anúncio, a ação da Microsoft chegou a cair levemente no pré-mercado de Nova York, mas abriu em alta modesta e avança 0,08% às 10h36 (de Brasília). Investidores também aguardam balanço corporativo da big tech americana, a ser divulgado depois do fechamento dos mercados em Wall Street.
Pane global
No dia 19, a Microsoft informou que uma falha impede a utilização de softwares e serviços da companhia. Um problema com a atualização do software de segurança da CrowdStrike provocou um apagão cibernético global, e afetou cerca de 8,5 milhões de dispositivos Windows, o que corresponde a “menos de um por cento de todas as máquinas que utilizam o sistema operacional”.
A pane afetou clientes que hospedam seus serviços em computadores com Windows e com serviço de nuvem Azure, ambos da Microsoft, diz a CrowdStrike. Máquinas com Mac (da Apple) e Linux não foram afetadas, explica a empresa.
Com informações de Estadão Conteúdo
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