As marcas Heineken, Braskem, Natura e Coca-Cola se uniram para promover o descarte correto de resíduos plásticos produzidos durante o Rock in Rio, festival de música que acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro.
A união das marcas prevê a reciclagem de cerca de 4,5 milhões de copos plásticos produzidos para os sete dias do festival. O material recolhido na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, será transformado pela Braskem em matéria-prima circular para a produção de embalagens de desodorantes corporais perfumados de marcas da Natura.
A ação contempla diversas ações de conscientização em relação à reciclagem, começando pela comunicação do festival, que vem incentivando o engajamento do público pelo descarte correto dos resíduos nas lixeiras e nos 4 pontos de descarte espalhados pela Cidade do Rock, onde a Braskem também estará presente.
Os copos da Coca e da Heineken também estampam uma mensagem de incentivo ao público para a realização do descarte correto do material. Os materiais plásticos descartados durante a ação poderão ser trocados por pontos que podem ser trocados por brindes e experiências para curtir o evento.
“Uma das nossas metas de sustentabilidade é a circularidade. Levar essa ideia para o Rock in Rio e contribuir para um evento mais equilibrado ambientalmente é uma satisfação para nós”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da marca da Heineken no Brasil.
Cooperativas parceiras
Após o descarte feito pelo público, a Comlurb gerenciará os resíduos até as cooperativas parceiras do Rock in Rio Brasil 2022. Essas, por sua vez, serão responsáveis pela separação dos produtos, que serão transformados em resina circular pela Clean Plastic.
Para garantir essa operação, a Reutiliza Já estará fazendo todo o processo de rastreabilidade dos resíduos. Ao final da transformação, a resina reciclada será entregue à Natura para a fabricação de embalagens de produtos de cuidados pessoais.
“Transformar esses resíduos em embalagens de desodorantes corporais reafirma a nossa crença de que o lixo não é o fim, mas um novo começo. Estamos muito orgulhosos dessa ação conjunta no festival porque acreditamos que engajar as pessoas para as transformações que queremos ver na sociedade é fundamental”, afirma Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura.
Essa não é a primeira vez que os copos do evento serão transformados em produtos de beleza. Na edição de 2019 do festival, os copos da Heineken foram transformados em tampas do desodorante corporal da linha Humor da Natura, também com a atuação da Braskem no processo da reciclagem e do Rock in Rio e seus parceiros na gestão e separação dos resíduos.
Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio afirma que a ação é mais um passo dado pelo Rock in Rio em direção a um mundo melhor. “Temos convicção de que só conseguiremos fazer melhor a cada dia se toda a cadeia produtiva estiver envolvida e se essas iniciativas estiverem ao alcance de mais empresas. Essa união de várias empresas em prol de um mesmo objetivo é um bom exemplo de como isso pode acontecer”, disse.
Imagem: Shutterstock