De olho em novas tendência e formatos de se comunicar com clientes e atrair consumidores, a Pernambucanas, referência no varejo nacional, anunciou ampliação em sua estratégia comercial. A varejista confirmou a criação de um novo canal de vendas por meio da Live Commerce, modelo que une Live streaming e E-commerce.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Cliqx, empresa de tecnologia, com um formato exclusivo que permite atuação descentralizada. Deste jeito, cada uma das 480 lojas da varejista pode realizar sua própria transmissão ao vivo, definindo dia, horário e produtos conforme as particularidades de cada região e perfil. A plataforma é totalmente integrada ao estoque das unidades e o cliente pode comprar o produto ali e retirar em até 2 horas.
As transmissões da Pernambucanas são realizadas pelos próprios colaboradores ou gerentes das lojas. A estratégia de optar por funcionários da própria varejista possibilita fortalecer o relacionamento com o público que já visita a loja. Através da plataforma é criado um link de acesso à live, que pode ser compartilhado com os clientes via WhatsApp, e-mail ou rede social.
“Somos reconhecidos pela forte conexão que temos com as famílias brasileiras. Nossos colaboradores e gerentes conhecem em profundidade os clientes que são atendidos em nossas lojas, inclusive fazem parte da mesma classe social, o que contribui diretamente com o atendimento já que têm as mesmas preferências e necessidades”, destacou Sergio Boriello, CEO da Pernambucanas.
A jornada do cliente acontece de forma de simultânea, já que a plataforma possibilita ao consumidor realizar a compra enquanto assiste aos apresentadores mostrando o produto. Cada loja consegue acompanhar em tempo real o desempenho de venda, além de informações como quantidade de pessoas ativas, total de compradores, volume, faturamento e um chat para esclarecer dúvidas. Em menos de 2 meses já foram realizadas mais de 900 lives.
Para garantir as que as transmissões respeitem as diretrizes da marca, a Pernambucanas desenvolveu um curso em sua universidade corporativa digital para capacitar os lojistas. A oficina aborda tanto orientações como recomendações sobre a produção, linguagem e discursos utilizados nas lives.
Imagem: Shutterstock