Com filas de até 60 dias, importadores cobram ajustes no Porto de São Francisco do Sul

Gestão portuária estabelece que a cada 3 operações de descarga de fertilizantes, seja concedida a atracação a um navio de carga geral

Com filas de até 60 dias, importadores cobram ajustes no Porto de São Francisco do Sul

As importadoras de fertilizantes que dependem do Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, esperam para esta sexta-feira, 30, a apresentação de proposta de novas regras de atracação de navios. A Associação Catarinense dos Importadores de Adubo (Acia), que lidera o pleito, diz que há casos de navios que estão há 60 dias na fila de desembarque.

Na avaliação da Acia, que representa sete empresas do mercado de fertilizantes, a norma de referência de atracação vigente impõe distorções sobre o fluxo no porto. Em síntese, a gestão portuária estabelece que a cada três operações de descarga de importação de fertilizantes, seja concedida a atracação a um navio de carga geral.

“Embora essa regra pareça inofensiva, no primeiro olhar, ela tem gerado distorções que têm causado filas de atracação com média de 30 dias de espera”, afirma a advogada Caroline Rodrigues, do Salomão Advogados, escritório que representa a Acia.

No início deste mês, segundo a entidade, um navio de fertilizantes precisou ser deslocado para Imbituba para descarregar 55 mil toneladas, isso porque a previsão no Porto São Francisco do Sul era de 50 dias de espera. O custo dessa operação teria sido de mais de R$ 7 milhões.

“Essa regra três para um se torna ainda mais prejudicial no período de plantio, quando o fluxo de navios de fertilizantes aumenta. Quanto maior o volume de navios de fertilizantes, mais ocorre o fenômeno da distorção”, explica Caroline Rodrigues.

A expectativa da Acia é de que a proposta a ser apresentada nesta sexta-feira dê conta de descongestionar a fila de navios atualmente em espera e que aponte para um novo regramento.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

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