Simple Organic prepara a chegada da marca ao mercado europeu em pontos físicos

Referência em inovação e sustentabilidade, Patrícia Lima, fundadora da empresa, é uma das palestrantes do Latam Retail Show

A Simple Organic foi concebida com ativismo, ética e bandeiras. Focada no conceito da beleza limpa, a empresa utiliza apenas matéria-prima orgânica e naturais na composição dos produtos, movimenta um cadeia sustentável para a produção de cosméticos e embarca tecnologia desde a pesquisa, o desenvolvimento de novas linhas até o dia a dia da companhia, otimizando recursos e aprimorando performances. Lançada oficialmente em 2017, na São Paulo Fashion Week, a Simple Organic entrou nos Estados Unidos em 2022 via e-commerce e Amazon e, agora, se prepara para chegar à Europa.

Referência em inovação e sustentabilidade, Patrícia Lima, fundadora da empresa, é uma das palestrantes confirmadas no Latam Retail Show, principal evento de varejo B2B da América Latina, realizado pela Gouvêa Experience, entre os dias 17 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é media partner e faz cobertura especial do evento.

“A simples escolha daquilo que você compra é uma forma de se engajar em causas que vão ao encontro dos seus valores e crenças. Quem estamos financiando com nosso dinheiro, o que estamos patrocinando e qual impacto de consumo representa o que adquirimos são perguntas que devemos ter mente antes de comprar”, defende Patrícia. “Pesquisar sobre a atuação das marcas e ler os rótulos antes podem fazer você mudar de opinião. Isso tem tudo a ver com o movimento clean label em que a Simple atua, carregado de ativismo, ética e bandeiras”, complementa.

O negócio

A Simple Organic conta com 18 franquias, 7 lojas próprias e um showroom. No canal farma brasileiro, está presente em mais de 2 mil pontos de vendas e disponibiliza um portfólio de 125 produtos únicos, distribuídos em 12 linhas.

Para dar visibilidade à marca no exterior, apostou na participação dos mais importantes eventos de moda internacional em Nova York, Milão, Londres e, mais recentemente, na Copenhagen Fashion Week, o maior evento de moda sustentável do mundo. “Isso é um marco importante para a Simple na construção da marca internacionalmente, para chegarmos, em um futuro próximo, em pontos de venda físicos na Europa”, revela a fundadora.

Na opinião dela, hoje o mercado de beleza brasileiro é capaz de comunicar uma visão de futuro e inovação, além de se posicionar igualmente com qualquer marca do mundo. Para Patrícia, mesmo que o consumidor estrangeiro esteja habituado aos produtos clean beauty, o Brasil se destaca por sua riqueza em matéria-prima natural e ativos sustentáveis poderosos.

Produtos de alta performance

Para se destacar no mercado, a Simple Organic utiliza tecnologia em pesquisa e desenvolvimento focada em embalagens, por exemplo, para entregar cosméticos seguros, multifuncionais e dentro dos princípios de clean beauty, além de estar presente nos processos comuns à operação, como formulações, extração de matéria-prima e manejo sustentável.

No Brasil, apesar de a discussão sobre sustentabilidade ser uma velha conhecida, a Simple Organic desbrava esse caminho ao apresentar aos consumidores linhas de cosméticos inovadores até para dispensar o uso de produtos químicos e tóxicos.

Para seguir nesta jornada de sucesso, Patrícia conta que seguiu seus instintos. “O empreendedorismo mora dentro da intuição, naquele feeling que você fala: eu sei que isso pode dar certo, não sei como, mas eu vou fazer”, comenta. Mas como um negócio não vive só de intuição, e a executiva sabe disso muito bem, concilia o lado criativo ao de gestora no dia a dia.

Imagem: Henrique Queiroga/Divulgação

 

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