Com apenas 4 anos de existência, o iFood Benefícios evoluiu de uma vertical de negócios dentro do ecossistema da companhia para uma unidade inovadora e que já se desdobra em novos ativos. A criação recente do hub de educação Acrescenta, uma plataforma voltada para a transformação da cultura e da gestão empresarial, destaca o esforço do iFood em expandir suas soluções além do delivery, oferecendo ferramentas para apoiar as empresas na retenção de talentos e na melhoria do bem-estar dos colaboradores.
A plataforma já está online e o acesso é gratuito. Os conteúdos, assinados por top voices do mercado, do LinkedIn e do próprio iFood, são disponibilizados em múltiplos formatos, como artigos, podcasts, e-books, cursos e eventos, todos voltados para transformar a gestão e melhorar a comunicação interna das empresas. A ideia é que o canal seja mais que um serviço transacional e ofereça conteúdos relevantes para que as companhias aprimorem sua cultura interna e o modelo de gestão.
Segundo Daniela Zylberkan, Head de Marketing e Growth do iFood Benefícios, o contato direto com as mais diferentes organizações empresariais para a contratação do pacote de benefícios mostrou que o desconhecimento sobre “cultura” e “gestão” eram desafios recorrentes.
A executiva pontua que, a partir da cultura organizacional sólida que o iFood construiu, a empresa percebeu que poderia compartilhar boas práticas e rituais de gestão, contribuindo para que outras organizações também se desenvolvam.
Por meio dos conteúdos da plataforma, os usuários adquirem conhecimento sobre retenção de talentos e criação de um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável, por exemplo. O espaço de aprendizado foi desenvolvido com foco em gestores de Recursos Humanos e em colaboradores de empresas que buscam inovar na forma de gerenciar seus benefícios e promover o bem-estar dos funcionários.
A virada de jogo da pandemia
Daniela Zylberkan apresentou o case do iFood Benefícios no palco do Latam Retail Show 2024, principal evento B2B de varejo e consumo, realizado pela Gouvêa Experience, no Expo Center Norte, em São Paulo, de 17 a 19 de setembro.
O negócio de benefícios surgiu durante a pandemia de covid-19, a partir de uma demanda do próprio time de RH do iFood. Em 2020, os colaboradores enfrentavam dificuldades para gastar seus benefícios em estabelecimentos físicos, já que as pessoas não podiam sair de casa e os estabelecimentos foram proibidos de abrir para o público.
Para resolver esse problema, o iFood criou um produto que substituiu o benefício tradicional, permitindo aos colaboradores utilizarem o saldo diretamente no aplicativo. Dessa forma, atendia à necessidade imediata de consumo sem sair de casa.
Desse momento em diante, a empresa percebeu o potencial do benefício, aprimorou a solução e passou a rentabilizá-la. Uma das iniciativas foi expandir a usabilidade para além do app próprio com o lançamento de um cartão pré-pago em parceria com a Elo. A inovação permitiu que o benefício fosse aceito em qualquer estabelecimento com bandeira de crédito.
Segundo Daniela, a mudança fez o NPS (Net Promoter Score) do serviço passar de -45 para mais de 80. Atualmente, são oferecidos sete saldos: alimentação, refeição, mobilidade, saúde e bem-estar, educação, home office e saldo livre. As opções permitem ao colaborador transferir saldos entre diferentes categorias, conforme suas necessidades, enquanto a empresa mantém o controle e a otimização dos recursos oferecidos.
Investimentos em marketing e planos para o futuro
Nos últimos 12 meses, a adesão ao iFood Benefícios teve uma forte aceleração, principalmente após o investimento em marketing e o lançamento de novas funcionalidades, como o Clube iFood gratuito para os usuários do serviço, com vantagens como frete grátis nos pedidos e cupons de desconto nas compras. Também passou a oferecer cupons de desconto em estabelecimentos físicos integrados ao meio de pagamento do cartão.
O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Proteína Digital, consultoria especializada em creative data-driven. Rodrigo Dantas, CEO da empresa, afirmou que a colaboração resultou em um aumento de 300% dos leads qualificados, aquisição de 20 novas contas no mercado enterprise e uma redução do ciclo de venda de 5 meses para 2 meses e meio nas contas empresariais. “Foi um trabalho desenvolvido a quatro mãos com a expertise do time do iFood e do time da Proteína Digital”, destaca Dantas.
Segundo o executivo, foi desenvolvido um conjunto de iniciativas para fomentar as vendas com ações estratégicas e obter rápida conversão. Foi criado um banco de dados estruturados, ao qual se somou uma camada de inteligência, para analisar os principais comportamentos comerciais. “Levamos isso para a prática no dia a dia, implementando uma plataforma. Isso trouxe resultados super legais em seis meses”, comemora o CEO.
Entre os projetos futuros, o iFood Benefícios planeja continuar ampliando a usabilidade do serviço e desenvolver novas campanhas de marketing, porém, mais regionalizadas, além de expandir parcerias no setor de saúde e bem-estar para atender às necessidades dos colaboradores e empresas.
Imagem: Gouvêa Experience/Divulgação