Uma pesquisa realizada pela Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo, apontou que apenas 16% dos profissionais do setor utilizam Inteligência Artificial na gestão de seus negócios. As principais motivações apontadas para tal são otimização da operação, facilidade nas vendas e no atendimento e uma melhor gestão da estratégia de negócio. Já entre os 84% que ainda não utilizam, os motivos são ainda não ter pensado sobre o assunto e a falta de investimento em tecnologia.
O estudo mostra uma grande oportunidade no setor de varejo. “O momento é propício para que empresas que já utilizam Inteligência Artificial em seus negócios possam se destacar frente aos seus concorrentes”, afirma Tiago Mello, CMO da Linx.
A pesquisa também destaca que as tarefas mais impactadas positivamente pelo uso de IA são o atendimento ao cliente (via chatbot) e a geração de relatórios e mensagens automáticas. A facilidade de uso e tecnologia mais acessível são os principais pontos que fariam quem ainda não utiliza adotar a inteligência artificial nos negócios.
A baixa adesão do setor às novas tecnologias deixa um alerta para os profissionais que podem explorar um mercado com infinitas possibilidades de crescimento. “Esse é um momento estratégico para o varejista brasileiro, que deve estar atento às tendências de mercado, e tem a chance de sair na frente na corrida tecnológica junto aos seus concorrentes”, complementa Tiago.
A pesquisa foi aplicada à base de clientes da Linx, com a participação de mais de 300 varejistas de pequeno, médio e grande porte dos setores de moda e acessórios, farmácias, automotivo e alimentício, incluindo bares e restaurantes.
Com informações de Mercado&Tech
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