Pandemia expôs lacunas no atendimento ao cliente e fez empresas se adaptarem

A pandemia de Covid-19 evidenciou problemas no atendimento ao cliente e fez as empresas brasileiras se adaptarem. É o que mostra a 4ª edição da pesquisa State of Service da Salesforce, que ouviu mais de 7 mil profissionais de atendimento ao cliente de 33 países (sendo 300 respondentes do Brasil).

A grande maioria (88%) dos profissionais da área afirma que a pandemia expôs lacunas na tecnologia e 86% dos respondentes disseram o mesmo sobre os canais de atendimento, num momento em que consumidores passaram a utilizar massivamente os meios virtuais no lugar dos físicos.

A pesquisa também mostra que 87% dos respondentes descobriram que as políticas e protocolos existentes em suas empresas, tais como taxas de cancelamento para eventos que foram proibidos por medidas de saúde pública, não eram aplicáveis à situação atual.

Tendo em vista estes desafios, as equipes e lideranças das áreas de atendimento aqui no Brasil já estão promovendo transformações que vão durar muito além do período atual: 94% afirmaram que suas empresas mudaram fluxos e processos de trabalho por conta da pandemia, 86% das organizações estão alterando políticas para oferecer maior flexibilidade aos clientes, e 84% investiram em novas tecnologias de atendimento ao cliente.

Confira, a seguir, as principais descobertas do estudo:

A pesquisa State of Service da Salesforce foi realizada entre 21 de agosto e 26 de setembro de 2020 e ouviu profissionais da área de atendimento ao cliente, tomadores de decisões (vice-presidentes, diretores e membros das equipes), agentes que interagem com clientes presencialmente ou remotamente, funcionários que dão suporte presencial ou virtual a clientes em suas casas ou negócios e profissionais de back-office que dão suporte às operações em campo.

Imagem: Bigstock

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