Fan Huihong administra sua loja familiar há mais de uma década. Mas foi só muito recentemente que começou a atender mais de centenas de pessoas por dia. Sua loja de conveniência, localizada em Guodian, uma cidade na província de Zhejiang, no leste da China, juntou-se ao crescente número de mercados comunitários em junho. Moradores do município fazem pedidos de mantimentos e necessidades diárias no Taocaicai, o mercado comunitário do Grupo Alibaba, e pegam seus produtos na loja de Fan no dia seguinte.
“Entrega rápida e conveniência são o que levam os moradores ao mercado comunitário online”, disse Fan, de 44 anos, em entrevista a Alizila, portal de notícias do Alibaba. “Se você pode comprar mantimentos rolando a tela do telefone na cama, por que não?”
Os mantimentos também ficam muito mais baratos quando os moradores locais se reúnem para fazer um pedido em massa. Fan vende um pacote de 12 caixas de leite por RMB37 (US$ 5,8), ainda mais barato do que o preço de atacado que pagava anteriormente.
O nome de sua loja começou a se espalhar rapidamente, e mesmo quem não mora perto faz pedidos e pega as mercadorias quando faz serviços na cidade. Fan ensaca mercadorias para cada morador com uma lista de itens comprados. Alimentos perecíveis e produtos frescos são colocados no refrigerador da loja.
A mercearia de Fan é uma das milhões de lojas familiares na China que o Taocaicai, o mercado virtual de mercearia do Alibaba, quer explorar. A plataforma está transformando essas lojas no centro das comunidades em pontos de coleta e as ajudando a obter produtos frescos e de qualidade diretamente do campo.
O Taocaicai já cobria 40% dos municípios e condados da China até o final de setembro deste ano, disse Trudy Dai, presidente do Alibaba para Comércio Eletrônico Industrial e Comércio Eletrônico Comunitário.
“Esses [aplicativos] representam novos recursos para atender consumidores em áreas menos desenvolvidas, caracterizadas por uma enorme base populacional, alta sensibilidade a preços e ênfase na relação custo-benefício”, explicou Dai.
Cidades menores
As cidades da China somam mais de 600 e são divididas em quatro camadas com base no PIB, população e administração política. Enquanto Pequim, Xangai, Guangzhou e Shenzhen são amplamente chamadas de cidades de nível 1, as principais capitais de província, como Hangzhou e Chengdu, são classificadas como de nível 2.
As cidades de nível inferior são menores e menos desenvolvidas, mas estão crescendo rapidamente, como Guilin e Jining.
O Alibaba está ganhando força nessas cidades menores, mostraram os dados mais recentes divulgados pela empresa durante as apresentações do Dia do Investidor, no início deste mês. O mercado de negócios Taobao Deals e a mercearia virtual Taocaicai relataram 270 milhões de usuários ativos anuais em conjunto em 31 de setembro.
Isso se traduz em uma taxa de crescimento de 200% com relação ao ano anterior, com o volume de pedidos aumentando 400% com relação ao ano anterior, disse Dai, que assumirá a função de presidente do Alibaba Group, supervisionando o Comércio Digital da China, em janeiro.
As duas plataformas, lançadas em 2020 e 2021 respectivamente, estão vendo um aumento no número de novos usuários. Usuários ativos anuais no aplicativo de pechinchas Taobao Deals subiram para mais de 240 milhões em setembro, e uma grande proporção de seus usuários são novos no ecossistema do Alibaba.
Esta é apenas a ponta do iceberg, de acordo com Dai. “Levará algum tempo para liberar todo o potencial da atualização do consumo nas áreas menos desenvolvidas, especialmente nas áreas rurais”, disse ela aos investidores.
Ampliando a base de clientes
Até agora, o consumidor rural sub-digitalizado era um osso duro de roer para as empresas, graças à logística desafiadora, menor penetração da internet e orçamentos de consumo geralmente modestos.
A maioria das empresas está focada em perseguir residentes de cidades grandes que entendam de internet, de acordo com Zhang Yi, analista-chefe e CEO da agência de consultoria de internet móvel com sede em Guangzhou iiMedia Research.
Mas as cidades de alto nível agora estão bem servidas, e o Alibaba atingiu uma taxa de penetração de 99% na metrópole do país. A maior oportunidade de crescimento está em outro lugar. “Entrar em mercados de nível inferior traria um enorme potencial de crescimento para empresas de comércio eletrônico”, disse Zhang.
Em cerca de 930 milhões em 2018, o número de residentes de cidades menores é quase três vezes a população dos Estados Unidos e permanece praticamente inexplorado por plataformas de comércio eletrônico.
“Este enorme mercado de varejo está sub-digitalizado, mas a penetração do e-commerce está crescendo rapidamente”, disse Dai, apontando para um recente relatório do Banco de Dados Global CEIC e dados da China Business Network mostrando que áreas de terceiro nível e inferiores representaram RMB15 trilhões de vendas totais no varejo no ano passado.
Com informações de Alizila
Imagens: Divulgação/Alibaba Group/Fan Huihong