Dono das marcas Centauro e Nike no Brasil, o Grupo SBF deu continuidade às suas iniciativas em prol da visibilidade e inclusão de pessoas LGBTQIAPN+, com a abertura de inscrições para a nova edição do programa TransIdentidade para funcionários. Trata-se de um projeto que apoia profissionais trans no processo de retificação do nome civil nos documentos de identificação.
Além do TransIdentidade, o grupo também realiza ações de conscientização e acolhimento, como letramento por meio de um guia prático com dicas sobre como incluir pessoas LGBTQIAPN+ de forma respeitosa. Adicionalmente, mantém um programa de empregabilidade para pessoas trans em parceria com o TransEmpregos.
“O projeto TransIdentidade é uma ação que representa o nosso compromisso perene no fortalecimento prático da pauta de diversidade e inclusão. Nós nos comprometemos e trabalhamos para apoiar nossos colaboradores nessa jornada, proporcionando todo o suporte necessário”, afirma Melissa Guimarães vice-presidente de RH do Grupo SBF.
Incentivo à prática de esportes
Os funcionários do Grupo SBF participarão de prática esportiva e troca de vivências com mulheres trans acolhidas pela Casa Florescer em São Paulo, proporcionando também doações de itens têxteis.
“Seguimos implantando diversas ações internas para que todas as pessoas se sintam bem-vindas e respeitadas na companhia”, destaca Melissa.
Por meio da Fisia, que representa a Nike no Brasil, o Grupo SBF também realizará um mapeamento de coletivos que promovem o esporte para a comunidade LGBTQIAP+ em colaboração com a Nix Diversidade. A iniciativa resultou no apoio direto a coletivos, como o Angels Vôlei, dedicados a promover o esporte para mulheres trans.
A empresa também lançará um curso em hard e soft skills em parceria com a Cooper Ativa SBF, por meio da plataforma CapacitaCoop, voltado para o desenvolvimento técnico e comportamental.
Imagem: Shutterstock