Os pequenos negócios no Brasil estão em alta. Em 2024, mais de 4,25 milhões de pequenos negócios (PMEs) foram abertos no País, o resultado é cerca de 10% superior ao registrado no ano anterior, segundo o Sebrae. Essa formalização reflete a busca por novas fontes de renda e maior profissionalização.
Mas num mercado tão competitivo, como fazer para ganhar relevância e, consequentemente, mais lucro? Sem importar se o seu negócio é serviço ou produto, o pagamento é essencial na hora de fechar uma venda. Como empresas menores geralmente não possuem uma equipe dedicada a pagamentos, contar com um parceiro de negócios confiável, simples e que possa oferecer diversas opções aos seus clientes é essencial. Por essa razão, separei cinco passos importantes que devem ser considerados por toda pequena e média empresa.
- Contar com uma plataforma segura
De que adianta oferecer um produto ou serviço maravilhoso se a sua plataforma online não aguenta “o tranco”? Clientes tentando comprar, a plataforma fora do ar e você perdendo vendas. As PMEs não podem contar com a sorte, precisam ter uma plataforma boa, confiável, segura e flexível que possa oferecer uma alta gama de soluções que facilitem a sua operação e a experiência do seu cliente.
- Aumentar o fluxo de caixa
Não importa o seu fluxo de caixa e nem em quantas parcelas seu cliente pagou, conte com um parceiro de pagamento que possa disponibilizar o dinheiro para você em 24 horas. Essa solução é benéfica tanto para o cliente, que pode pagar em até 12 vezes, como para a empresa, que recebe o mais rápido possível.
- Se proteger das fraudes
Hoje em dia, com o aumento do número de fraudes e cybercrimes, sabemos que precisamos priorizar parceiros de pagamento que forneçam uma proteção robusta, como ferramentas que ajudam a reduzir o risco de transações fraudulentas de cartão de crédito ou débito em tempo real, avaliando se deve aprovar ou recusar cada transação. O resultado disso é mais segurança para a empresa.
- Oferecer link de pagamento
A gestão de pagamentos é essencial para as empresas, mas ter que preparar faturas físicas, monitorar pagamentos e fazer cobranças pode tomar muito tempo. Mesmo assim, algumas pequenas e médias empresas ainda fazem essa gestão de forma manual. Com os links de pagamento, os empreendedores ganham eficiência e recebem pagamentos mais rápido, pois ainda facilitam a vida dos clientes na hora de pagar. Segundo análise do PayPal, 75% dos Links de Pagamento são pagos em até um dia após o envio3. Pagamentos mais rápidos trazem mais eficiência e melhor fluxo de caixa para sua empresa.
- Ter um bom parceiro de pagamento
Uma empresa que ainda precisa se consolidar no mercado deve considerar contratar parceiros de negócios de confiança, que possam levá-los ao seguinte nível. Mostrar aos compradores que eles podem usar seu meio de pagamento preferencial ajuda na conversão, enquanto uma experiência simplificada de pagamento ajuda a evitar atritos que podem fazer com que seus clientes abandonem os carrinhos no meio da compra.
A gente sabe o quanto é difícil adquirir novos clientes, portanto, é importante que quando eles tentem comprar de você, o pagamento deles seja aprovado. Essa é outra razão para escolher um bom parceiro de pagamentos, que será seu aliado e te ajudará a vender mais e não o contrário.
Seguir esses cinco passos pode fazer toda a diferença para que PMEs ganhem relevância e cresçam em um mercado tão competitivo. Garantir segurança, agilidade e praticidade nos pagamentos é um dos pilares para conquistar e fidelizar clientes, além de aumentar a lucratividade do negócio. Portanto, escolher o parceiro certo é essencial para simplificar processos e permitir que o empreendedor foque no que realmente importa: oferecer um ótimo serviço ou produto e expandir sua empresa.
Brunno Saura é head de Vendas PayPal Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Mercado&Consumo