Correios investirão em 52 máquinas de automação para ampliar eficiência operacional

Iniciativa busca fortalecer logística da estatal e atender ao crescimento do e-commerce

Correios

Os Correios firmaram parceria com a Pitney Bowes para a adoção de 52 máquinas de automação em suas operações de separação e classificação de mercadorias. Os equipamentos da linha One Ship Slim Sorter serão instalados ao longo de 2025 em 22 unidades da estatal.

A projeção da empresa é automatizar 80% do manuseio de encomendas no Middle Mile até dezembro de 2026. “Essa parceria nos permitirá ter melhorias operacionais com aumento da eficiência na separação de encomendas em 30%, redução do tempo de processamento e melhoria na precisão e qualidade. Quando se trata dos nossos clientes, criamos entregas mais rápidas e confiáveis, melhor experiência de serviço e aumento da transparência e rastreabilidade. É uma mudança significativa que vemos como estratégia para consolidar os Correios como líderes em logística e entrega, fortalecendo a nossa presença nacional e apoiando o crescimento do e-commerce brasileiro para melhor atendermos a população brasileira”, afirmou Paulo Penha, diretor de Operações da estatal.

Segundo Murilo Namura, Head of Sales da área de equipamentos da Pitney Bowes, os equipamentos utilizam tecnologia avançada para direcionar itens ao destino correto. “Esse sistema utiliza tecnologia avançada para garantir que cada item seja direcionado ao seu destino correto de forma rápida e precisa durante o processo de separação e classificação, reduzindo significativamente o tempo de processamento e aumentando a capacidade de manuseio de volumes elevados com menor risco de erros humanos”, disse.

A empresa prevê que o investimento contribuirá para a otimização dos custos operacionais e para a sustentabilidade da companhia ao integrar processos mais ágeis e econômicos no uso de recursos.

Imagem: Shutterstock 

Sair da versão mobile