Com cerca de 600 lojas espalhadas pelo Brasil e em mais de 40 países, a Oakberry, rede especializada em açaí, vai explorar novos canais de distribuição e chega em cerca de 200 lojas do Pão de Açúcar na capital e litoral paulista.
O movimento segue uma tendência de franquias globais de estender a oferta para o varejo e acontece após a rede assumir 100% da produção de seu carro-chefe, o açaí.
“O potencial de crescimento do açaí no varejo é enorme, e faltava um produto que entregasse a mesma qualidade que o consumidor está acostumado a ver nas lojas”, diz Georgios Frangulis, CEO da Oakberry.
Em embalagens de 750ml, a versão do açaí para o varejo se propõe a levar a mesma experiência das lojas para dentro de casa, com um produto 100% natural e orgânico. Para isso, a empresa investiu em tecnologia para garantir que o produto tenha uma consistência pronta para consumo, sem a necessidade de retirar do freezer com antecedência.
Para levar ao mercado um açaí carbono zero, a Oakberry firmou parceria com a Carbonext, empresa responsável por projetos de geração de créditos de carbono na Amazônia, para compensar as emissões de toda cadeia de produção do novo produto.
Mercado crescente
Em 2021, a empresa fez sua primeira captação em uma rodada privada de R$ 84 milhões para investir no processo de verticalização e, em 2022, estreou no mercado de capitais, com a emissão de um CRA verde de R$ 50 milhões destinado à compra de açaí com manejo sustentável. O faturamento em 2022 foi de R$ 500 milhões, mais do que o dobro de 2021.
De acordo com dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas), 55% dos consumidores afirmam perseguir hábitos alimentares mais saudáveis e priorizar nas suas visitas ao varejo produtos naturais, orgânicos e pouco industrializados.
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