A Samsung anunciou nesta quarta-feira, 29, que os seus smartphones das linhas Galaxy S21 FE e S22 vão passar a ser comercializados no Brasil com os carregadores inclusos na caixa. O modelo S23 – que é o mais recente da marca, lançado em fevereiro – já estreou com os cabos de carregamento vindo dentro das embalagens dos aparelhos.
Os celulares S22 produzidos a partir do dia do anúncio – 29 de março – vão vir com os carregadores na embalagem e o mesmo vai acontecer com o Galaxy S21 FE a partir de abril. Vale lembrar que, caso algum dos modelos vier sem o cabo incluso, é possível obter o acessório sem taxas adicionais no site Samsung Para Você.
A iniciativa de retirar os carregadores das embalagens dos smartphones surgiu com a Apple em 2020, que justificou a ação dizendo ser para preservar o meio ambiente. Essa situação aconteceu no mundo todo, mas no Brasil, o Procon chegou a multar a companhia dona do iPhone por mais de uma vez.
Apple resiste aos pedidos da Justiça
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) avaliou que os argumentos da companhia não foram suficientes, “uma vez que a decisão da empresa de vender os aparelhos sem carregador acabou por transferir ao consumidor todo o ônus”.
Seguindo o exemplo, a Samsung também parou de enviar os cabos de carregamento junto dos smartphones, com a mesma justificativa da empresa da maçã, porém acatou os pedidos da Justiça brasileira e voltou a enviar o acessório junto dos eletrônicos. Já a Apple está mais resistente e continua insistindo em comercializar os aparelhos sem o carregador.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock