Programa Empreendedor do Ano Brasil homenageia executivos à frente de negócios de impacto social

CEOs de seis empresas foram reconhecidos na categoria Impacto na 25ª edição do programa de empreendedorismo da EY Brasil

Os CEOs de seis empresas foram homenageados por sua atuação em negócios que geram transformação social durante a premiação do Programa Empreendedor do Ano Brasil, realizado em fevereiro pela EY, empresa de serviços de auditoria e consultoria, em parceria com o jornal O Estado de São Paulo. 

Tomás Martins, CEO da Tembici, empresa de tecnologia para micromobilidade, foi escolhido para representar a categoria “Impacto” na etapa global do programa, que ocorre em junho, no principado de  Mônaco. 

A categoria Impacto homenageia empreendedores e fundadores de organizações que nasceram com a missão de responder aos desafios socioambientais em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU; guiadas pelos princípios de ESG e que apresentem soluções com resultados efetivos. 

“É muito legal ver como nossos negócios se conectam cada vez mais com o impacto social. Se a gente não tiver um output positivo dificilmente a gente vai sobreviver como negócio, são coisas intrinsecamente ligadas e é um movimento natural de todo negócio que começou há 5 ou 10 anos ou que está começando hoje”, diz Martins. 

Outros homenageados

Além de Tomás Martins, também foram reconhecidos Rodrigo Pipponzi e Roberta Faria, da Editora MOL; Danilo Costa, da Educbank; Douglas Lopes, da Incentiv.me; Guilherme Pierri, da Digital Favela e Lucas Infante, da Food to Save.

“Estamos honrados de fazer parte dessa lista de empresas que estão mostrando que é possível fazer negócios e ao mesmo tempo transformação social. A MOL, por exemplo, que é maior editora de impacto social do mundo, ultrapassou em julho de 2022 a marca de R$ 50 milhões doados a mais de 170 ONGs de todas as regiões do país. Tomara que essa categoria Impacto seja cada vez mais concorrida ano a ano”, afirma Rodrigo Pipponzi. 

Roberta lembra que por trás dessas histórias de impacto existem outras potentes histórias de empreendedorismo. “Essa homenagem é muito especial porque a história da MOL é realmente uma história de empreendedorismo. Quando começamos há 15 anos, o mercado editorial sofria uma retração de mais 20% e o Brasil figurava como um dos países da América Latina que menos doava. Mas, nós tínhamos a certeza de que estávamos criando um modelo de negócio capaz de gerar engajamento e transformação concreta e foi assim que apresentamos ao mercado brasileiro um modelo inovador de produtos socioeditoriais”, afirma.

O  Programa Empreendedor do Ano Brasil ainda entregou premiações em outras quatro categorias: Master; Emerging; Executivo Empreendedor e Family Enterprise.

Criado em 1986, nos Estados Unidos, o programa homenageia os principais líderes empresariais do mundo de diferentes setores que se destacam na condução dos negócios. Com o sucesso internacional, a iniciativa desembarcou no Brasil em 1998 e, desde então, já foram mais de 300 brasileiros reconhecidos pelo programa da EY.

Com informações de Varejo com Causa
Imagem: Shutterstock

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