Os CEOs de seis empresas foram homenageados por sua atuação em negócios que geram transformação social durante a premiação do Programa Empreendedor do Ano Brasil, realizado em fevereiro pela EY, empresa de serviços de auditoria e consultoria, em parceria com o jornal O Estado de São Paulo.
Tomás Martins, CEO da Tembici, empresa de tecnologia para micromobilidade, foi escolhido para representar a categoria “Impacto” na etapa global do programa, que ocorre em junho, no principado de Mônaco.
A categoria Impacto homenageia empreendedores e fundadores de organizações que nasceram com a missão de responder aos desafios socioambientais em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU; guiadas pelos princípios de ESG e que apresentem soluções com resultados efetivos.
“É muito legal ver como nossos negócios se conectam cada vez mais com o impacto social. Se a gente não tiver um output positivo dificilmente a gente vai sobreviver como negócio, são coisas intrinsecamente ligadas e é um movimento natural de todo negócio que começou há 5 ou 10 anos ou que está começando hoje”, diz Martins.
Outros homenageados
Além de Tomás Martins, também foram reconhecidos Rodrigo Pipponzi e Roberta Faria, da Editora MOL; Danilo Costa, da Educbank; Douglas Lopes, da Incentiv.me; Guilherme Pierri, da Digital Favela e Lucas Infante, da Food to Save.
“Estamos honrados de fazer parte dessa lista de empresas que estão mostrando que é possível fazer negócios e ao mesmo tempo transformação social. A MOL, por exemplo, que é maior editora de impacto social do mundo, ultrapassou em julho de 2022 a marca de R$ 50 milhões doados a mais de 170 ONGs de todas as regiões do país. Tomara que essa categoria Impacto seja cada vez mais concorrida ano a ano”, afirma Rodrigo Pipponzi.
Roberta lembra que por trás dessas histórias de impacto existem outras potentes histórias de empreendedorismo. “Essa homenagem é muito especial porque a história da MOL é realmente uma história de empreendedorismo. Quando começamos há 15 anos, o mercado editorial sofria uma retração de mais 20% e o Brasil figurava como um dos países da América Latina que menos doava. Mas, nós tínhamos a certeza de que estávamos criando um modelo de negócio capaz de gerar engajamento e transformação concreta e foi assim que apresentamos ao mercado brasileiro um modelo inovador de produtos socioeditoriais”, afirma.
O Programa Empreendedor do Ano Brasil ainda entregou premiações em outras quatro categorias: Master; Emerging; Executivo Empreendedor e Family Enterprise.
Criado em 1986, nos Estados Unidos, o programa homenageia os principais líderes empresariais do mundo de diferentes setores que se destacam na condução dos negócios. Com o sucesso internacional, a iniciativa desembarcou no Brasil em 1998 e, desde então, já foram mais de 300 brasileiros reconhecidos pelo programa da EY.
Com informações de Varejo com Causa
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