A National Football League (NFL) anunciou a expansão do seu Programa de Mercados Globais (Global Markets Program – GMP) para 2025. No Brasil, Detroit Lions e Philadelphia Eagles passam a ter o direito de operar no mercado nacional, juntando-se ao Miami Dolphins e ao New England Patriots, que já possuem presença no país.
O Lions já atua na Áustria, Canadá, Alemanha e Suíça, enquanto o Eagles tem presença na Austrália, Gana e Nova Zelândia. Em 2024, o Philadelphia Eagles foi o mandante da primeira partida da NFL no Brasil, realizada na Arena Corinthians, em São Paulo, na abertura da temporada regular.
Criado em 2022, o GMP concede aos times direitos de marketing internacional para expandirem sua marca e base de fãs fora dos Estados Unidos. A iniciativa envolve ações de engajamento, eventos, desenvolvimento do NFL Flag, além de oportunidades comerciais e patrocínios. Atualmente, 29 equipes participam do programa em 21 mercados internacionais, um aumento em relação aos 25 times e 19 mercados no ano anterior.
“Estamos entusiasmados por ter mais dois times se juntando ao Programa de Mercados Globais no Brasil”, afirmou o general manager da NFL Brasil, Luis Martinez. “O país é um mercado importante para a NFL e tem 36 milhões de fãs da liga, sendo a terceira maior base no mundo. Estamos ansiosos para trabalhar com o Lions e o Eagles, duas franquias fantásticas, para continuar a impulsionar a emoção em nossa apaixonada base de fãs”.
Os clubes da NFL podem solicitar direitos para mercados internacionais ao International Committee a cada temporada. Os direitos concedidos têm duração de cinco anos, período em que as equipes podem realizar atividades no mercado local.
Expansão do GMP em 2025
Além dos novos times no Brasil, o GMP ampliou sua atuação com quatro clubes ingressando no programa:
- Baltimore Ravens: direitos no Reino Unido;
- Green Bay Packers: direitos na Alemanha, Irlanda e Reino Unido;
- Los Angeles Chargers: direitos na Grécia;
- Washington Commanders: direitos nos Emirados Árabes Unidos.
Dois novos mercados foram adicionados ao programa:
- Grécia: Los Angeles Chargers;
- Emirados Árabes Unidos: Los Angeles Rams, San Francisco 49ers e Washington Commanders.
Outros nove times expandiram suas operações para mercados adicionais:
- Arizona Cardinals: Canadá;
- Detroit Lions: Brasil;
- Indianapolis Colts: Suíça;
- Kansas City Chiefs: Espanha, Irlanda e Reino Unido;
- Las Vegas Raiders: Austrália e Nova Zelândia;
- Los Angeles Rams: Emirados Árabes Unidos;
- Philadelphia Eagles: Brasil;
- San Francisco 49ers: Emirados Árabes Unidos;
- Seattle Seahawks: Austrália e Nova Zelândia.
A NFL retornará ao Brasil na temporada regular de 2025, na semana 1, com um jogo em São Paulo, na Arena Corinthians. O Los Angeles Chargers será o mandante da partida. O adversário, horário e informações sobre ingressos serão divulgados nos próximos meses.
Imagem: Divulgação