Banco Master esclarece que gestora do grupo estruturou fundo para compra do Dia

A MAM Asset, gestora do banco, viabilizou a criação de um fundo para um de seus clientes, que não teve o nome revelado

Banco Master esclarece que gestora do grupo estruturou fundo para compra do Dia

O Banco Master informou nesta sexta-feira, 31, que não participou do investimento para compra do Grupo Dia no Brasil. A MAM Asset, gestora do banco, viabilizou a criação de um fundo para um de seus clientes, na realização do negócio.

O grupo não informou o nome do cliente por trás da operação.

O Grupo Dia havia comunicado na manhã desta sexta-feira o acordo para vender sua operação no Brasil.

Na negociação, a rede espanhola se comprometeu a realizar um aporte de 39 milhões de euros em benefício do Dia Brasil na transação que resultará no desinvestimento total por parte do grupo europeu no País.

Em nota, a rede afirmou que a venda de 100% do capital no Brasil vai permitir que ela foque em seus mercados mais rentáveis.

“Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management”, explica na nota o Grupo Dia.

A conclusão do negócio está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.

Prejuízos

Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou pedido de recuperação judicial após um processo de reestruturação no País, anunciado uma semana antes. Conforme informado na época, a empresa decidiu fechar 343 lojas e três centros de distribuição para tentar estabilizar a operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas depois dos “persistentes resultados negativos no País”.

Até outubro de 2023, o Dia contava com 600 lojas no Brasil, além de unidades em Portugal e Argentina. Uma das motivações para o desempenho ruim dos supermercados é o crescimento dos atacarejos.

No mês de setembro, o setor supermercadista registrou um crescimento de 5,2% na quantidade de vendas em relação ao mesmo mês de 2022, segundo a Scanntech, uma empresa de inteligência de dados para o varejo. Entre os canais, os atacarejos registraram vendas mais fortes contra os supermercados, 6,8% e 5,0%, respectivamente.

Com informações de Estadão Conteúdo (Talita Nascimento e Elisa Calmon)
Imagem: Shutterstock

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