A cervejaria holandesa Heineken teve lucro líquido de 1,16 bilhão de euros no primeiro semestre de 2023, pouco menor do que o ganho de 1,27 bilhão de euros apurado no mesmo período do ano passado, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (31). O resultado ficou abaixo do lucro de 1,31 bilhão de euros previsto por um analista consultado pela FactSet.
O lucro antes de itens excepcionais e amortização de ativos intangíveis relacionados a aquisição (BEIA, pela sigla em inglês) – uma das métricas preferidas da companhia – recuou 12% na mesma comparação, a 1,15 bilhão de euros.
Por outro lado, a receita da Heineken subiu a 17,44 bilhões no euros no primeiro semestre, ante 13,49 bilhões de euros em igual período de 2022, superando o consenso da FactSet, baseado em quatro estimativas, de 14,91 bilhões de euros.
Nova unidade
O Grupo Heineken deu início à construção da sua cervejaria de Passos, em Minas Gerais, durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental da unidade. O termo se refere ao primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção.
A unidade recebeu R$ 1,8 bilhão em investimento e tem projeção de gerar 350 empregos diretos e 11 mil indiretos quando estiver em operação. Na atual fase de obras, o projeto deve criar 2 mil oportunidades de trabalho para os moradores de Passos e região.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock