A aproximação com os consumidores depende da transformação do modelo de negócios

As empresas precisam se reinventar para não perder espaço. Entender o consumidor torna-se um passo fundamental. Além disso, quebrar paradigmas do mercado por meio da tecnologia e da simplificação de processos e simplificar a burocracia estão entre das razões do sucesso. O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios discute o tema no painel “A transformação do modelo de negócios – Diversificação e Reinvenção dos Modelos Tradicionais”.

O evento trará Felipe Dellaqua, vice-presidente de Vendas da VTEX; Guilherme Nóbrega, diretor e cofundador da Gocase; e Stéphane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil.

“São empresas que entenderam essa relação com o consumidor como oportunidade de mostrar que ele é único e deve ser visto como um indivíduo com características e necessidades únicas. A Gocase trabalha com a personalização de acessórios de uso pessoal, o Carrefour tem diversos modelos de negócios para atender os mais diversos públicos e a VTEX oferece a plataforma para que as empresas consigam personalizar o relacionamento de forma efetiva. São três empresas, cada uma com a sua expertise, e que conseguiram transformar completamente a relação com o consumidor”, explica Cláudia Bittencourt, diretora-geral do Grupo BITTENCOURT.

O Carrefour tem no Brasil um mercado estratégico. O país tem a segunda maior operação da rede no mundo, atrás apenas da França. Os bons resultados, como o lucro líquido ajustado de R$ 419 milhões no segundo trimestre, aparecem relacionados como do ecossistema omnicanal da marca.

A rede aumentou em cinco vezes as vendas do e-commerce alimentar no segundo trimestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, impulsionado pela melhora nos serviços retire de Carro, side-stores e entrega expressa. Investiu ainda em novos pontos de contato para conectar clientes ao ecossistema, com inauguração de novas lojas Atacadão, parceria de entrega de alimentos online com a Rappi. Além disso, implementou parcerias para aumentar a proposta de valor com outras redes como Magazine Luiza e Swift.

Em outra frente, a marca vem realizando ações para liderar a transição alimentar. Disponibilizou pelo app da rede formas para calcular custos de receitas feitas em casa, oferecer transparência sobre produtos e ajudar no custo/benefício. O movimento global Act For Food passou a oferecer serviços que permitem ao consumidor, colocar os novos hábitos à mesa de forma descomplicada, e facilitando o acesso aos ingredientes.

Multinacional brasileira que acelera a transformação de corporações de todo o mundo, a VTEX vem proporcionando uma plataforma de comércio unificado. Já desenvolveu soluções como o VtexShopping Ads Powered by Google, que permite automatizar a criação de contas e o gerenciamento de campanha de Google Shopping diretamente na plataforma de e-commerce.

“A VTEX tem como objetivo democratizar o acesso à tecnologia de ponta a varejistas de todos os tamanhos. Quanto mais clientes temos, mais escaláveis somos e conseguimos repassar isso para toda nossa base, gerando benefícios para todos os tipos e tamanhos de clientes”, explica Felipe Dellacqua, VP de Vendas da companhia.

A Gocase surgiu como uma empresa que produzia capinhas para celular com qualidade e criatividade. Transformou-se em uma startup que busca mudar a maneira como os gadgets são vistos e percebidos, transformando-os em novos conceitos que combinem com o estilo de vida dos clientes, com inspiração nas últimas tendências de moda e design.

Criada em Fortaleza (CE), atualmente possui escritórios também na Holanda e na China. “A empresa coloca o consumidor no centro, atendendo sua necessidade de se sentir único e exclusivo. Todo o modelo de negócios é voltado para esse propósito”, destaca Cláudia Bittencourt.

* Imagem reprodução

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