Com a recente alta na demanda de serviços de entregas, principalmente no setor de alimentos, a Shell criou uma ferramenta de gerenciamento dos gastos da frota 100% digital. Batizada de Shell Box Empresa, a solução foi desenvolvida pela Raízen, do setor de energia e licenciada da marca Shell.
“Em 2016 criamos o aplicativo Shell Box, que tornou os pagamentos nos postos mais práticos e seguros. Agora buscamos ampliar o serviço para empresários que contam com frotas em seus negócios, sem onerar seus custos de gestão”, afirma Marcelo Couto, diretor de Marketing e Crescimento de Negócios da Raízen.
Segundo ele, a plataforma é voltada principalmente para pequenas e médias empresas, sem limite mínimo ou máximo de veículos. O gestor ainda pode escolher a melhor forma de pagamento dos abastecimentos, pré ou pós-pago.
“Percebemos que empreendedores que recentemente passaram a ter veículos em suas operações tinham dificuldade em fazer esta gestão. Quando procuravam as soluções existentes no mercado, encontravam orçamentos muito altos. Vimos a oportunidade de oferecer uma solução gratuita e que atende as necessidades desse mercado em expansão”, diz.
Pelo portal, o gestor pode personalizar os abastecimentos da frota com definição de regras sem limite de veículos ou de condutores. É possível controlar o abastecimento por litro de combustível ou por valor, estabelecer limites por veículos e por períodos.
Os condutores realizam o pagamento digital nos postos Shell usando o app Shell Box, sem contato com o frentista. No app, basta selecionar o veículo que será abastecido, informar a quilometragem atual e digitar o código Shell Box de seis dígitos da bomba. O pagamento é feito automaticamente.
Mercado em crescimento
A tendência é que os serviços de entregas e transporte de cargas continuem a crescer e, consequentemente, a necessidade de mais veículos e melhor gestão das operações.
Segundo o Sebrae, só em 2021, foram abertos 22 mil novos registros de CNPJ de empreendimentos de transporte de cargas, sendo uma das 10 atividades econômicas mais atrativas para os empresários brasileiros.
Altamente relevante para a economia, o setor de frotas consome cerca de 34 bilhões de litros de combustíveis anualmente.