A VLI, empresa de soluções de logística multimodal, informou ter comprado 168 vagões Hopper HTT e três locomotivas para operação na Ferrovia Norte-Sul. Eles serão usados para o transporte de produtos do agronegócio até o sistema portuário de São Luís. “O negócio movimenta um total aproximado de R$ 200 milhões”, disse em nota.
Os vagões comprados pela VLI serão fabricados pela Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP), e devem ser entregues ainda neste ano. Já as locomotivas, modelo ES43BBi, foram adquiridas da Wabtec, de Contagem (MG).
A previsão de entrega é até dezembro de 2024. Segundo a VLI, o investimento nos vagões e nas locomotivas ampliará a capacidade de transporte e deixará a operação mais ágil como um todo.
A VLI detém a concessão do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, que compõe o chamado corredor Norte da companhia. No último ano, a movimentação de cargas neste trecho teve aumento de 15%, em comparação com 2021, passando de 12,7 milhões de toneladas para 15 milhões de toneladas.
Vale lembrar que a Ferrovia Norte-Sul foi inaugurada em junho pelo governo federal após mais de 30 anos de seu início. Atualmente o empreendimento conta com malha ferroviária de 2.257 quilômetros e atravessa quatro regiões
Com informações de Estadão Conteúdo (Broadcast Agro)
Imagem: Shutterstock