Depois de vários dias de especulação, a Inspire Brands, dona das redes de fast-food Arby’s e Sonic, confirmou nesta sexta-feira (30) a compra de mais uma tradicional marca americana, a Dunkin’ Brands. De acordo com reportagem do jornal The Boston Globe, o negócio está avaliado em US$ 11,3 bilhões.
Os conselhos de administração da Inspire e Dunkin’ aprovaram o acordo por unanimidade. A aquisição, que deve ser concluída até o final do ano, encerrará os nove anos em que a Dunkin’ teve capital aberto e marcará o retorno da empresa ao mundo do private equity. As empresas Carlyle Group, Bain Capital e Thomas H. Lee Partners compraram a Dunkin’ em 2006 e abriram o capital em 2011.
A Inspire foi criada em 2018 por Paul Brown com a meta declarada de construir um império de restaurantes com marcas distintas representando diferentes tipos de restaurantes. O cofundador é Neal Aronson, um executivo de alto escalão do Roark Capital Group, uma empresa de private equity de Atlanta.
Ainda de acordo com o The Boston Globe, a Inspire está disposta a pagar caro para comprar uma empresa que provou seu valor durante a pandemia Covid-19, em particular com os recursos de drive-thru e do aplicativo para pedidos online.
Na última quinta-feira, a Dunkin’ informou que as vendas em suas lojas nos Estados Unidos abertas há pelo menos um ano aumentaram 0,9% nos três meses que terminaram em 26 de setembro. Sua rede-irmã, Baskin-Robbins, teve um crescimento ainda maior: as vendas aumentaram 6,5%. A receita trimestral geral da empresa cresceu 1,6%,, para US$ 361,5 milhões.
“O anúncio é uma prova da eficiência do nosso grupo de franqueados, licenciados, funcionários e fornecedores que trabalharam juntos para transformar Dunkin’ e Baskin-Robbins em marcas modernas e relevantes”, afirmou Dave Hoffmann, CEO da Dunkin’ Brands, em um comunicado.
Imagem: Divulgação