Inovação e IA serão tema de palestra do CEO da Software House Exponencial no ACBr Day

O executivo apresentará um panorama atualizado da tecnologia no mundo e projeções para o setor até 2030

Inovação e IA serão tema de palestra do CEO da Software House Exponencial na ACBr

Existem apenas dois momentos em que Thulio Bittencourt, CEO da Software House Exponecial e Academia do Código, palestra: nos eventos próprios e no ACBr Day, evento realizado em parceria com a Mercado&Consumo e que acontece na próxima semana, em dois dias, no Espaço Arca, em São Paulo. Longe da pretensão de se tornar um palestrante de ofício, o executivo começou a carreira consertando computadores e, hoje, ensina códigos de programação e faz consultoria para desenvolvedores que abrem o próprio negócio. Atento aos temas do momento e que mais irão impactar as empresas, o CEO abordará inovação e Inteligência Artificial (IA) no Dia do ACBr.

Bittencourt apresentará um panorama atualizado da tecnologia em contexto mundial e a sua projeção para os próximos 5 anos, com foco nas possibilidades de atuação da IA dentro das software houses brasileiras e em como poderão ganhar mais competitividade, aumentar a produtividade e eliminar erros que, apesar de comuns, não serão mais admissíveis com a automação de processos. “Todo o contexto da minha palestra vai girar em torno de IA e da projeção para 2030”, diz Bittencourt.

Na análise do executivo, a Inteligência Artificial promoverá uma ruptura no setor de software house no País. “Algumas empresas vão ficar para trás, porque não vão conseguir acompanhar esse processo. Outras que conseguirem surfar essa onda melhor, vão ter que mudar a sua cultura organizacional, mudar a forma como fazem as coisas até hoje”, afirma. “As empresas começam a perder vantagem competitiva. Improdutividade, erros lógicos, erros de processo, não serão mais aceitáveis dentro de uma software house, porque a IA resolve isso muito fácil”, complementa.

Para ele, no entanto, o principal desafio é entender como a tecnologia se encaixa na cultura das organizações, especialmente, em razão de a maioria ser mais arcaica e engessada. “Existem software houses que, ainda em 2024, trabalham com o modelo de produção lá de Henry Ford, com todo processo manual. Isso não vai ser mais sustentável nos próximos 5 anos”, declara.

Dá tempo de se enquadrar

O CEO afirma que todas as mudanças desencadeadas pelas novas tecnologias levam tempo para chegar à automação comercial. Mesmo sendo urgente adequar os negócios para a IA, ainda dá tempo para as empresas se enquadrarem.

Considerando uma curva de inovação dividida em 6 etapas, Thulio Bittencourt considera o período de 10 a 15 anos para completar todo o movimento de transformação. A boa notícia é que as empresas ainda têm tempo para iniciar os seus investimentos. Mas, a partir de 2030, nenhuma software house irá sobreviver sem ter feito melhorias incrementais.

“Eu acredito muito que, na virada da década de 2030, a gente vai ter uma mudança muito grande na forma como as software houses fazem software. Então, temos cinco anos para nos adaptarmos e nos ajustarmos”, aponta.

O Dia do ACBr

O Dia do ACBr será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no Espaço Arca, na zona oeste de São Paulo, em parceria com a Mercado&Consumo. A expectativa é receber 2 mil pessoas por dia.  O evento é voltado para desenvolvedores de software, donos de negócios de tecnologia, gestores e entusiastas do segmento.

Os participantes têm acesso a diversas atividades, como workshops e palestras, para conhecer as últimas tendências da área. Além disso, diversas marcas mostrarão novidades em seus estandes. O encontro também é uma oportunidade rica de networking entre participantes do ecossistema de softwares, fabricantes, soluções, pagamentos e mais.

Os seis palcos de workshops serão divididos nos seguintes temas: ACBr, Negócios, Meios de Pagamento, Android, Integração e Tecnologias. Entre os nomes confirmados para o palco principal estão Ciro Bottini, que soma 40 anos de experiência como vendedor na TV e no digital, 50 mil horas ao vivo na TV e em lives por todo o Brasil, além de acumular mais de 1.000 de palestras e campanhas realizadas, e Daniel Dias, empresário, palestrante, fundador do instituto que leva seu nome e o maior medalhista paralímpico do mundo.

Os ingressos já estão à venda pela internet.

Imagem: Arquivo pessoal

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