A rede de fast-food xBloom poderia passar como mais uma hamburgueria em busca do seu lugar neste segmento – já bastante competitivo – não fossem duas características impossíveis de ignorar: 100% dos ingredientes são de origem vegetal e Xuxa Meneghel tornou-se o rosto da marca com uma participação societária. A entrada da celebridade no negócio com o sócio Paulo Morais, fundador da Espaçolaser, ampliou os planos dos fundadores da Bloom, Fabio Munno e Thiago Jaffet. Da primeira unidade aberta no Shopping JK Iguatemi, em 2022, os quatro sócios preveem inaugurar 60 franquias no Brasil ainda este ano e iniciar a internacionalização em 2025 com a abertura de duas unidades nos Estados Unidos – levando o “x” da eterna “rainha dos baixinhos” à frente da marca.
A xBloom se posiciona como uma rede de alimentação saudável e nutrição acessível. Os produtos oferecidos possuem ingredientes 100% vegetais, são funcionais, fortificados, suplementados e têm zero calorias vazias. As embalagens são biodegradáveis e recicláveis para que a operação seja sustentável do início ao fim.
Como é de conhecimento público, Xuxa é vegana, e aliou-se à empresa no intuito de popularizar uma alimentação mais saudável e livre de proteína animal.
Com exceção dos molhos, todos os produtos disponíveis no cardápio virtual possuem a descrição dos ingredientes. Os lanches destacam a parceria com a Incrível!, o braço de congelados a base de vegetais da JBS. Já as sobremesas – elaboradas com leite de aveia, proteína e fibra, zero açúcar, lactose ou glúten – destacam receitas em parceria com a linha best vegan da Atlhetica Nutrition, pertencente ao grupo xBloom. Para as frituras, é utilizado óleo de algodão. O sal de cozinha foi substituído pelo sal rosa.
Para o modelo de franquias, foram desenvolvidas três propostas com base no perfil do investidor: fast good praça, quiosque express e quiosque fit. No site da xBloom, o franqueador encontra disponíveis as informações preliminares para prosseguir ou não com a parceria, como o valor inicial de investimento, faturamento, margem de lucro e expectativa de payback. Os investimentos variam entre R$ 110 mil, no modelo quiosque fit, até R$ 580 mil, no modelo praça de alimentação. Também de acordo com a operação escolhida, o faturamento anual pode variar entre R$ 480 mil e R$ 2,6 milhões, com margem de R$ 102 mil a R$ 440 mil por ano.
A formatação do modelo de negócio foi desenvolvida pela expertise de Paulo Morais e do grupo do qual é o CEO, o PG&MP, que reúne mais de 1.500 unidades de franquias entre Espaçolaser e RM Farma.
Inovação e transformação da indústria de alimentos
“Assim como a indústria automotiva está passando por uma transformação do carro a combustão para veículos elétricos, a indústria de alimentos também está mudando”, diz Fabio Munno, fundador e CEO da xBloom.
Segundo o executivo, são dois os pilares sobre os quais as inovações e as transformações da cadeia alimentícia se sustentam, assim como o conceito norteador da xBloom.
O primeiro deles é a eliminação da produção de alimentos ricos em calorias vazias, ou seja, aquele grupo composto por itens de baixo valor nutricional e alto teor de gorduras e açúcares. Para que isso ocorra, é preciso melhorar a formulação dos produtos e, de acordo com Munno, já é possível com a união da indústria de suplementos à alimentícia. “Se converteram numa coisa só. O suplemento deixa de ser o pó e a cápsula e passa a ser o ingrediente de alimentos e bebidas”, afirma.
O segundo pilar é a mudança da proteína animal para a cadeia alternativa, seja plant based (a base de plantas e vegetais), fermentação de precisão ou de cultivo celular. As duas primeiras já são uma realidade para o mercado. “A de cultivo celular está mais distante do mercado e da escala. Mas as proteínas a base de plantas e de fermentação de precisão estão inseridas nos produtos da xBloom”, conta Munno.
Inaugurações
A inauguração mais recente é a da unidade instalada no piso L2 do Shopping Santa Cruz, na região da Vila Mariana, em São Paulo. É a quinta loja aberta entre as 27 em obras e previstas para serem abertas ainda no primeiro semestre deste ano. A meta é atingir 60 unidades fraqueadas até o fim de 2024.
Para Larissa Fernandes, gerente de marketing do Shopping Santa Cruz, “a chegada da xBloom complementa de forma muito especial o mix do shopping, uma vez que tem como bandeira o fast-food saudável feito com ingredientes naturais, suplementos e vegetais, sendo algo novo no empreendimento. Estamos felizes em podermos gerar uma experiência diferenciada para a região da Vila Mariana e para os nossos clientes”, destaca ela.
Imagens: Reprodução e Divulgação Marketing/xBloom