A necessidade por profissionais mais estratégicos e menos operacionais exige uma mudança no escopo profissional de supervisores de loja, gerentes regionais e pequenos e médios empreendedores. E o mercado de varejo é um dos que precipitam maior nível de aceleração e mudança, tanto em seu modelo de operação como de gestão.
Esse fenômeno é impulsionado pelas tendências do mercado, especialmente pelo comportamento do consumidor. Há um desafio em todos os níveis, principalmente na liderança, em acompanhar essas transformações, mantendo-se atualizada e com domínio das competências e habilidades para garantir um bom desempenho profissional e, consequentemente, do negócio.
Quando olhamos para os supervisores de loja, gerentes regionais e pequenos e médios empreendedores, esse desafio torna-se extremamente estratégico. Afinal, são eles que vão desenvolver as melhores táticas para que o planejamento estratégico da empresa seja implementado na operação com sucesso.
Tendo em vista essa missão principal, destaco quatro grandes temas que precisam ser dominados por esses profissionais para que possam garantir bons resultados com eficiência e agilidades. São eles:
1. Análise de mercado e competitividade
Se pensarmos em modelos de gestão mais antigos, com altos níveis hierárquicos, análises de mercado e competitividade eram trazidas pela alta liderança da empresa e apresentadas ao seu time de gestores para que os direcionamentos fossem conduzidos nas demais áreas.
Qual é o principal desafio desse modelo hoje? Faltam compreensão e domínio da área tática em como essas estratégias são desenvolvidas. Além disso, para acompanhar o processo de aceleração do mercado, é preciso saber olhar para essa visão estratégica e guiar suas lojas e regiões para alcançar os resultados por meio desse direcionamento. ´
Como o Brasil é um país de dimensões continentais e com uma cultura regionalizada poderosa, as lideranças precisam desenvolver habilidades de análise competitiva para elaborar estratégias locais, extraindo uma performance ainda melhor da sua área de atuação.
Supervisores, muitas vezes, carecem de ferramentas e conhecimentos para realizar análises de mercado efetivas, uma vez que nunca foram preparados para dominar o uso de ferramentas ou ter uma visão para realmente entender o ambiente de negócios e se posicionar estrategicamente.
2. Cultura corporativa e transformação digital
A transformação digital nas empresas precisa partir principalmente da integração entre os múltiplos canais de vendas, entregando uma experiência omincanal para o cliente. O supervisor de lojas, os gerentes regionais e os pequenos e médios empreendedores precisam assumir um papel de protagonistas no processo de implementação, fazendo com que essa integração faça parte da cultura da empresa, garantindo uma experiência mais fluida para o cliente.
Saber mapear a jornada de compra e ter uma visão clara das principais ações de desenvolvimento em cada ponto dessa jornada, entendendo o que direciona o cliente para compra, se inicia muito antes de o consumidor entrar na loja ou visitar o e-commerce.
3. Desenvolvimento de liderança e inteligência emocional
Não é segredo para ninguém que supervisores de loja, gerentes regionais e pequenos e médios empreendedores estão sempre “apagando incêndios”. Muitas vezes, a correria da rotina acaba se sobrepondo à atuação estratégica que esse profissional precisa assumir nesse novo contexto e cenário de mercado.
Para conseguir fazer essa virada de chave em sua rotina profissional, eles precisam aprender a liderar equipes de forma eficaz e fazer a sua gestão pessoal de tempo. É preciso aprender a lidar com os desafios com celeridade e serenidade, especialmente em um ambiente de alta pressão e constantes emergências operacionais.
Esse líder precisa desenvolver também suas competências comportamentais, especialmente as relacionadas à liderança, inteligência emocional e gestão de conflitos. Desta forma, esses profissionais estarão mais bem preparados para motivar e gerenciar suas equipes.
4. Indicadores operacionais e financeiros
É preciso ter uma visão clara sobre as ações que precisam ser desenvolvidas em cada uma das lojas, para conduzir a gestão de indicadores financeiros e operacionais, que são cruciais para o sucesso do negócio.
Também é preciso dominar a análise de DREs e suas respectivas margens, traduzindo isso com clareza nos direcionamentos que são levados às lojas. KPIs de varejo (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de desempenho) precisam ser analisados em linha com os indicadores financeiros, para que o supervisor de loja, gerente regional e pequenos e médios empreendedores tenham uma visão muito clara das orientações operacionais e de vendas, que serão mais eficazes para o aumento de resultados das lojas. Desta forma, esses profissionais passam a tomar decisões baseadas em dados concretos para melhorar a performance da loja, da sua região ou da sua empresa de forma geral.
Assumir uma postura e visão mais estratégicas em sua área de atuação é um grande fator, que irá contribuir para o seu sucesso e crescimento profissional e o da sua empresa.
Roberta Andrade é diretora de Educação Corporativa e sócia da One Friedman
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo
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