Tecnologia
STORIES MERCADO&CONSUMO
As projeções, feitas pela Gartner, ressaltam que as principais tendências do próximo ano em diante abrangem imperativos e riscos da IA, novas fronteiras da computação e a sinergia entre humanos e máquinas.
Até 2028, até 15% das decisões diárias de trabalho serão tomadas por Agentic AI. Esses sistemas agem para atingir objetivos definidos pelos usuários e prometem ser uma força de trabalho virtual que alivia e potencializa o trabalho humano.
1. Agentic AI
São essenciais para gestão de confiança, risco e segurança. As empresas que implementarem mecanismos de governança de IA até 2028 irão experimentar 40% menos incidentes éticos relacionados à tecnologia
2. Plataformas de governança de Inteligência Artificial
É uma categoria emergente em tecnologia. Visa fornecer sistemas metodológicos para garantir integridade, avaliar autenticidade, prevenir falsificações e rastrear a disseminação de informações prejudiciais.
3. Segurança contra desinformação
As empresas devem se preparar com antecedência para uma proteção robusta de tudo o que for sensível ou confidencial. Até 2029, os avanços na computação quântica tornarão a maioria das criptografias assimétricas convencionais inseguras para uso.
4. Criptografia pós-quântica
As empresas devem se preparar com antecedência para uma proteção robusta de tudo o que for sensível ou confidencial. Até 2029, os avanços na computação quântica tornarão a maioria das criptografias assimétricas convencionais inseguras para uso.
5. Inteligência invisível ambiental
No final da década de 2020, novas tecnologias emergirão para tarefas específicas, como ótica, neuromórfica e aceleradores, e utilizarão significativamente menos energia, ao contrário do que ocorre hoje.
6. Computação com eficiência energética
Combina diferentes mecanismos de computação, armazenamento e rede. Será usada para criar ambientes de inovação transformadores altamente eficientes, que operam de forma mais eficaz do que os convencionais.
7. Computação híbrida
É o próximo nível de interação entre experiências físicas e virtuais e eficácia de trabalho nas empresas. Até 2033, o setor crescerá para US$ 1,7 trilhão em comparação com os US$ 110 bilhões registrados em 2023.
8. Computação espacial
São projetados para executar repetidamente uma única iniciativa, melhorar a eficiência e proporcionar um retorno sobre o investimento mais rápido em cooperação com humanos. Até 2030, 80% das pessoas interagirão com robôs inteligentes em comparação com menos de 10% hoje
9. Robôs polifuncionais
Aumentará as capacidades neurais para otimizar resultados e permitirá às marcas saberem o que os consumidores pensam e sentem. Até 2030, 30% dos trabalhadores do conhecimento serão aprimorados e dependentes de tecnologias como essa para permanecerem relevantes.
10. Aprimoramento neurológico
Leia o contéudo completo, no portal da MERCADO&CONSUMO.