Com um mix de lojas cada vez mais diversificado, os shoppings centers brasileiros têm se transformado em espaços multiuso, para atender diversas necessidades cotidianas dos consumidores de forma rápida, confortável e segura. Dentro dessa tendência, destacam-se os segmentos de alimentação e serviços, que representam hoje a segunda principal razão de visita aos shoppings, segundo a pesquisa “Perfil do Frequentador de Shopping Centers”, realizada pela Abrasce em 2016.
“O setor de Shoppings Centers está passando por grandes mudanças para atender novos perfis de consumidores e hábitos de consumo. Cada vez mais, os centros comerciais têm se convertido em centros de conveniência, apostando principalmente em serviços e alimentação, com o objetivo de suprir as principais necessidades dos clientes em um só lugar”, afirmou Luiz Medici, Superintendente do Polo Shopping Indaiatuba, empreendimento localizado em Indaiatuba, região metropolitana de Campinas.
No segundo semestre de 2018, o Polo Shopping Indaiatuba receberá novas lojas e expansões. O foco será a oferta de serviços e alimentação, como a rede Petz, de produtos e serviços para animais, os restaurantes Pecorino Bar & Trattoria, de cozinha italiana e vinhos e Mei Mei, especializado em culinária asiática. Duas operações do empreendimento estão passando por obras de expansão, a Inova Academia, que pretende dobrar sua capacidade de atendimento e a Casa da Esfiha, que fará ampliação e remodelação do espaço atual.
No segmento de alimentação, a principal aposta do centro comercial são os restaurantes com área privada e serviço de mesa. O empreendimento tem uma praça de alimentação com 17 restaurantes e o Madero Container na área externa. Agora, o mall investe na aquisição de restaurantes com serviços para atender novos perfis de clientes e novas situações de uso.
“Os novos restaurantes visam atender quem procura opções de almoço em família, confraternizações, reuniões de negócios e jantares românticos, situações em o acolhimento do ambiente e a qualidade do serviço são decisivos na experiência de consumo”, explicou Medici.
Para atender essa demanda, foi inaugurado o restaurante Pecorino Bar & Trattoria, rede que nasceu em São Paulo e hoje conta com 16 unidades espalhadas pelo país. A proposta do restaurante é atualizar o conceito da tradicional cantina italiana, com um ambiente mais moderno. A próxima inauguração de alimentação acontecerá no início de setembro e será a franquia Mei Mei, especializada em culinária asiática. A loja do Polo Shopping Indaiatuba será a primeira da rede com área privada e serviço e oferecerá buffet de pratos típicos no almoço e no jantar.
O mercado pet brasileiro, segundo dados da Euromonitor, é o terceiro maior do mundo em faturamento, movimentando anualmente R$25 bilhões. De olho nesse mercado, a rede Petz inaugurará no shopping um pet center, com o objetivo de oferecer serviços e produtos para animais de estimação num único lugar. A rede é a maior do segmento em número de lojas no país, com 68 unidades.
Outro serviço que está em constante crescimento nos shoppings é o de academias de ginástica. Um estudo do Ibope Inteligência mostra que 28% dos shoppings brasileiros já contam com uma unidade do gênero. No Polo Shopping Indaiatuba, a Inova Academia está presente desde 2014 e iniciou este ano as obras para uma expansão que vai agregar 300m² aos atuais 700m², totalizando mais de 1.000m² destinados à musculação, aulas de ginástica e treinamento funcional. A nova área de treinamento será inaugurada em novembro deste ano.
“O varejo tradicional precisa reinventar-se continuamente para atrair investidores e clientes. No caso dos shoppings centers, os investimentos em diversificação do mix e conveniência tem sido fundamentais para garantir a competitividade dos empreendimentos”, concluiu Medici.