Amazon anuncia novos negócios para varejistas

A Amazon.com anunciou nesta segunda-feira uma nova linha de negócios que vende a tecnologia por trás de suas lojas de conveniência sem caixa para outros varejistas.

O maior varejista da web do mundo disse que tem “várias” transações assinadas com clientes que não mencionariam.

O negócio altamente antecipado reflete a estratégia da Amazon de desenvolver recursos internos – como armazéns para ajudar na entrega de pacotes e tecnologia em nuvem para dar suporte ao seu site – e depois transformá-los em serviços lucrativos que oferece a outros.

Sua rede Amazon Go trouxe compras sem linhas de checkout para o mainstream, e o mercado de varejo sem caixas – uma das vocações mais comuns nos Estados Unidos – pode crescer para US$ 50 bilhões, estimou a empresa de risco americana Loup Ventures.

Dilip Kumar, vice-presidente de varejo físico e tecnologia da Amazon, não tinha previsão de mercado para compartilhar, mas disse que as preferências dos compradores determinarão o tamanho da empresa.

“Os clientes gostam de ficar na fila?” ele perguntou. “Isso tem uma aplicabilidade bastante ampla nos tamanhos das lojas, nos setores, porque aborda fundamentalmente um problema de como você obtém conveniência em locais físicos, especialmente quando as pessoas sofrem com o tempo.”

Ao contrário das lojas Amazon Go, os compradores inserem um cartão de crédito em uma catraca fechada para entrar, em vez de digitalizar um aplicativo.

As catracas exibirão o logotipo “Tecnologia Just Walk Out da Amazon”, mas todos os outros aspectos de marca e loja serão controlados pelo varejista que utiliza o serviço.

Os itens retirados por um cliente e quaisquer convidados que entrarem com ele serão adicionados ao carrinho virtual do comprador.

A loja cobrará o cartão de crédito assim que a pessoa ou o grupo deixar a loja – não são necessárias varreduras de código de barras ou linhas de pagamento.

Kumar disse que a Amazon instalará a tecnologia, incluindo câmeras de teto e sensores de peso de prateleira nas lojas dos varejistas, sejam novos locais ou modernizações, e terá uma linha de suporte 24 horas por dia, sete dias por semana.

Rivais de tribunal?

Um subproduto da demanda pela oferta seria o aumento do uso do Amazon Web Services, a nuvem da empresa que sustenta seus sistemas sem pagamento.

Ainda assim, a alta demanda não é de forma alguma certa. Outros fornecedores, como Grabango e AiFi, estão oferecendo checkout automatizado para os varejistas, que no passado eram relutantes em fazer negócios com sua rival Amazon, que era o maior desregulador de seus negócios tradicionais.

Relatos da mídia disseram que a Amazon estava em negociações para levar sua tecnologia às lojas do aeroporto, por exemplo, em vez de ao Walmart ou Target Corp. Kumar disse que a Amazon “potencialmente” pode vender o serviço a grandes rivais, mas não especula.

Ele se recusou a comentar sobre o modelo de negócios ou os preços do serviço, dizendo: “muitos deles são acordos sob medida”.

Um problema que pode surgir é quem possui os dados do comprador, algo que as empresas normalmente desejam para adaptar as ofertas de marketing e criar sua base de clientes.

Os compradores que desejam um recibo poderão digitar seus emails em um quiosque em qualquer loja.

A Amazon enviará recibos para esse endereço cada vez que o cartão de crédito for usado em um local Just Walk Out, independentemente do revendedor. Kumar disse que a Amazon salva o endereço de e-mail e o vincula às informações do cartão de crédito, apenas com o objetivo de cobrar do cliente.

Com informações portal Reuters
* Imagem reprodução

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist