OS BASTIDORES DA PÁSCOA NOS SHOPPINGS BRASILEIROS

MasterChef Junior só de chocolate, uma praça encantada, uma caça aos ovos petfriendly, oficinas de recreação e muitos mais. A criatividade não tem limites quando o assunto é evento de Páscoa nos shoppings pelo Brasil. Mas esse quesito, sozinho, não é responsável pelo sucesso da data nos shoppings. Planejamento, envolvimento da equipe e eficiência na execução também são ingredientes cruciais.

Antes da Páscoa, uma palestra com Mario Sérgio Cortella para motivar lojistas

Foi essa a estratégia do Park Shopping São Caetano. Alguns dias antes da Páscoa, trouxe o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella para iniciar o ciclo de apresentações do projeto Retail Club 2017, criado pela Multiplan. O objetivo era motivar o público para as vendas de Páscoa.

Cortella prendeu a atenção dos lojistas com dicas de como se preparar para enfrentar os desafios do mercado no varejo. “Quem é otimista, enxerga os momentos de turbulência como uma hora de reinventar o modo de negócio, enquanto o pessimista resmunga sobre os problemas. É necessário ter iniciativa e ser protagonista, em vez de só aguardar”, afirmou o filósofo.

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A ação de Páscoa do mall começou no primeiro dia de abril e chamou atenção dos frequentadores. O Park Shopping São Caetano promoveu pela primeira vez a Estação MasterChef Júnior Brasil, uma exposição gratuita e interativa para crianças, inspirada no programa fenômeno mundial de audiência da TV, com a reprodução da famosa cozinha onde era possível aprender, e fazer, receitas com chocolate.

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Antecedência é tudo

O evento de Páscoa do Palladium Curitiba estava planejado há seis meses, conta Maria Aparecida de Oliveira, gerente de marketing do shopping. “Como ativamos novas datas de calendário, alteramos o projeto de Páscoa e desenvolvemos um tema exclusivo criado pelo próprio departamento de marketing, o que otimizou custos”, comenta.

Como todos os anos, a data vem sendo comemorada com foco nas crianças, mas a inspiração veio de um lugar bem especial para o público do shopping: as famílias curitibanas que costumam frequentar os belos parques e praças da cidade.

A Praça Encantada, nome da atração, tem um cenário que remete a uma praça, com grama, árvores, flores e um espaço de piquenique, além de um trailer preparado exclusivamente para o evento. Nela, acontecem a Oficina de Bolo no pote, e jogos de ovo na colher e rabinho do coelho.

“Nosso objetivo”, conta Maria Aparecida, “é proporcionar momentos de experiência e entretenimento. A venda é consequência”. A gerente está feliz com a reação do público: “Uma mãe voltou nesse final de semana pois a filha queria levar um bolo para avó que está doente. Também vi um garoto saindo orgulhoso, ele mandou uma foto para mãe que estava trabalhando dizendo que faria em casa com ela o bolo de pote que aprendeu na oficina”.

O envolvimento dos funcionários é outro trunfo. “A equipe dá sugestões, que são debatidas e avaliadas por todos. Não existe correria, com planejamento e divisão de tarefas tudo funciona perfeitamente”, diz.

Sinergia entre as áreas para uma Páscoa tranquila

Para Laís Marques, gerente de marketing do Shopping Metrô Tucuruvi, em um planejamento de ação sazonal todas as áreas do shopping têm de estar em sinergia. “A nossa área de operações, por exemplo, traçou uma rotina especial para acompanhar as lojas de chocolate e os respectivos estoques um mês antes do domingo de Páscoa. Eles checam a temperatura das lojas e dos estoques na central de ar condicionado para garantir a qualidade de armazenamento dos produtos. Toda a equipe está mobilizada e engajada para atender muito bem os nossos clientes”, conta.

Nesta época, o fluxo no Shopping Metrô Tucuruvi aumenta 4% em relação ao período comum. Ao que tudo indica este número será ainda maior este ano, já que a adesão ao evento de Páscoa vem superando a expectativa. “Tivemos 70% da lotação máxima permitida no espaço somente no primeiro dia da Oficina de Páscoa, ou seja, mais de 100 crianças brincaram, inventaram e descobriram novas formas, aproveitando uma tarde gostosa de evento”, comenta.

Este ano, o shopping apostou numa oficina recreativa, com monitores ensinando as crianças a fazerem os próprios coelhinhos, despertando a criatividade. Ao final, todos ganham ovinhos de chocolates.

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Ações paralelas e as melhores expectativas

Até o momento, o Shopping Metropolitano Barra registrou crescimento de 17% no fluxo de veículos em relação ao mesmo período do ano passado. “Em vendas, a expectativa é crescer 12%”, diz a gerente de marketing do Shopping Metropolitano Barra, Luciane Treigher.

Além do evento principal, uma oficina recreativa na qual a criançada aprende a pintar orelhinhas e a fazer pirulitos de chocolate em forma de coelho, o mall apostou em ações paralelas. As mídias digitais do empreendimento, onde tem mais de 151 mil seguidores, vêm divulgando produtos alusivos à Páscoa desde meados de março. “Também disparamos e-mails marketing para nossa base de clientes que conta com mais de 13 mil cadastros”, revela Luciane.

No domingo, 16 de abril, o mall terá ainda uma programação especial. O Mundinho Kids, que apresenta atrações infantis todos os domingos, trará os personagens Alice e o Coelho para uma sessão de fotos com a garotada, e distribuição de mimos das lojas de chocolates.

“Nosso shopping já conquistou um público infantil bastante fiel por conta dos eventos para crianças que sempre fazemos. E já identificamos que a criançada gosta de interagir, de colocar a mão na massa. Além disso, elas ficam super orgulhosas quando podem levar o que produzem no shopping para casa”, diz.

 

“Páscoa é oportunidade para setor se posicionar além de um centro comercial”

Essa é a visão de Emerson Lucas, gerente de marketing do Shopping Vila Olímpia. “Para o setor de shoppings, a data significa uma oportunidade para se colocar à disposição do público não só como um centro comercial onde poderão encontrar opções de presentes, mas também como uma opção de lazer e entretenimento com atividades ligadas ao tema para toda a família”, acredita.

Esse ano, o mall retoma um projeto, Tardes no Terraço, com oficinas e brincadeiras, que é um sucesso desde a sua criação, em 2015. “Desta vez, inovamos ao trazer uma edição exclusiva com a temática Páscoa, algo que já foi feito em outras datas, como no Carnaval, e teve ótima aceitação do público que participou”, revela Lucas que está animado com a receptividade dos frequentadores. “O público vem demonstrando interesse em comparecer e trazer seus filhos para se divertir, afirmando ser uma ótima opção de passeio para quem não vai viajar”.

Em sua visão, a Páscoa é uma das datas que mais mexe com o público, de todas as idades. Isso não exclui a equipe de funcionários. “Todos os funcionários se envolvem de alguma forma com a atração e também ficam ansiosos para que ela aconteça. Esse tipo de ação deixa o clima do shopping ainda mais alegre e é esse o nosso objetivo: aumentar o bem-estar tanto para os frequentadores quanto para os funcionários”, diz o gerente.

Ação inédita envolvendo crianças e seus animais de estimação

Este ano, o evento do Super Shopping Osasco combinou diversão e solidariedade em uma ação pet friendly. Em dias determinados, o mall organizou uma “Caça aos Ossos de Páscoa”. A brincadeira tem reunido a família com seus animais de estimação em uma busca por ossinhos de Páscoa escondidos. Quem encontra os seis Ossos de Páscoa ao final do circuito, ganha uma medalha especial para seu amigo de quatro patas.

Os participantes também ajudam animais que estão sem casa. Para cada cachorrinho inscrito, o Super Shopping e seus parceiros neste projeto (Cobasi e Total Alimentos), doam 1 kg de ração a instituições que cuidam de animais abandonados.

“Muito mais que um centro de compras, pretendemos oferecer além de conveniência, bem-estar e bons momentos para as famílias de Osasco. Fomos o primeiro shopping center do país a ter um lounge especial para receber clientes acompanhados de seus pets, onde temos atrações dedicadas ao público que quer compartilhar os momentos de lazer e entretenimento que oferecemos com seus bichinhos. Para a Páscoa, preparamos esta ação que é inédita no setor”, afirma Janice Mendes, gerente de marketing do shopping center.

Janice conta que o planejamento estratégico de marketing e o calendário de ações do Super Shopping foi elaborado no final de 2016, porém a ideia para esta ação inédita surgiu em março. “Abraçamos a ideia para realizar com excelência, pois queremos oferecer experiências únicas, envolvendo todos da família, incluindo os animais”, conta.

 

Redação

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