Petz lança sistema de reconhecimento facial para cães

A rede de petshops Petz lançou um pet-commerce com tecnologia de reconhecimento facial e inteligência artificial para cachorros escolherem seus próprios petiscos e brinquedos. O pet-commerce está disponível no site da Petz e é voltado para interação direta com o cachorro.

Para utilizar a opção, o animal deve ficar perto da câmera do computador, do tablet ou do celular. A câmera, através da tecnologia de inteligência artificial, capta a imagem da face e a reação do cão enquanto brinquedos, bolinhas e ossinhos são mostrados em vídeos. É por essa reação que o sistema identifica se ele gostou ou não do que foi apresentado, estabelecendo o nível de interesse de compra dos produtos, representado por um gráfico de ossinhos.

O projeto foi criado pela Ogilvy Brasil e desenvolvido pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth. Milhares de fotos de cachorros foram testadas no sistema de inteligência artificial para execução do projeto. “Escolhemos dezenas de raças e também animais sem raça definida. O olhar, as orelhas apontando em direção à câmera, um animal sem medo e sem desconfiança, que não recue ao ver o site, sinalizam que o cão gostou da brincadeira e se interessou pelo produto mostrado”, explicou Leonardo Ogata, adestrador e profissional que auxiliou no treinamento da inteligência artificial.

Para construir a melhor experiência de navegação possível para os cachorros, foi desenvolvido o primeiro UX para usuários caninos. Vários aspectos foram considerados, entre eles, e o mais importante, a visão dos cachorros. Diferente dos humanos, eles enxergam numa escala de amarelos e azuis. Além disso, não prestam atenção em imagens estáticas. Por isso, todos os produtos do pet-commerce são apresentados em vídeos e na paleta de amarelos e azuis. O áudio também foi ajustado para percepção do som.

O site disponibiliza um tutorial sobre o que fazer para que o cachorro interaja com a ferramenta de compras. É importante, por exemplo, que o som do computador esteja ligado porque a audição dos cães é bastante sensível. “É indispensável que o cachorro esteja bem e brincando. Não há necessidade de pegá-lo no colo ou segurar a cabeça, o que pode até causar irritação. Basta colocar a câmera bem de frente para que o equipamento possa captar as reações do pet da melhor forma possível”, disse o adestrador.

Quando a reação captada é positiva, o produto vai para uma pré-seleção no carrinho. A compra, entretanto, só é efetuada depois da decisão do tutor, que deve preencher todos os dados. “Com o pet-commerce conseguimos estimular as vendas online e conquistar novos clientes”, destacou Sergio Zimerman, presidente da Petz. No momento, a funcionalidade é exclusiva para cães.

*Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist